Um perigo particular de medicina holística é a possibilidade inerente à exploração daqueles que não confiam ou não são capazes de pagar os cuidados médicos tradicionais , bem como pessoas que podem ser de países onde medicina holística é uma prática comum . Um indivíduo economicamente desfavorecidos pode achar que é mais fácil de pagar um pouco de dinheiro para uma cura potencial do que pagar para ver um médico e , em seguida, pagar mais por medicamentos de prescrição .
Falta de regulamentação
Enquanto alguns terapeutas holísticos têm formado grupos que estabelecem diretrizes sobre o tratamento e um código de ética , nem todo médico é obrigado a aderir a tais diretrizes. O governo federal não supervisionar terapeutas holísticos , e pode ser difícil para uma pessoa sem experiência com a medicina holística para julgar o conhecimento ea habilidade do praticante.
Falta de Educação
enquanto muitos terapeutas holísticos também são médicos tradicionais que usam a medicina holística como tratamento coadjuvante , a pessoa não precisa de um diploma de médico para praticar a maioria das formas de medicina holística. Assim, um paciente corre o risco de colocar sua saúde nas mãos de , uma pessoa sem licença inexperiente.
Falta de padronização
Na medicina holística , muitos praticantes de misturar sua próprias fórmulas à base de plantas e comprar os seus próprios ingredientes. Perigos para o paciente incluem não saber a qualidade ou a força dos ingredientes , se eles foram contaminados por pesticidas ou outras substâncias perigosas , ou mesmo se a fórmula contém a erva correta, uma vez que existem muitas plantas sósia que podem ser tóxicos aos seres humanos.
interação
Alguns medicamentos holísticos não deve ser tomado com medicamentos tradicionais por causa dos perigos de interação. Profissionais não treinados também pode misturar duas ou mais substâncias incompatíveis juntos, com consequências potencialmente desastrosas para o paciente .