selênio e zinco são dois dos nutrientes mais importantes para o fortalecimento do sistema imunológico , de acordo com o National Institutes of Health. Selénio auxilia com o funcionamento de muitos mecanismos do sistema imune , incluindo os linfócitos T, macrófagos e neutrófilos . Devido a isso , o consumo suplementar de selénio podem reduzir o risco de cancro e também tem sido associado a inibição da progressão do HIV e da SIDA . Além disso , o selénio pode ajudar a aliviar a inflamação , e aumenta a motilidade do esperma . Além disso , de acordo com o NIH , devido à capacidade do zinco para regular as estruturas de células de várias enzimas e proteínas , que podem ajudar a aumentar a capacidade de resposta do sistema imunológico . O zinco foi mostrado para ajudar a reduzir o desenvolvimento de infecções e prolongar a sobrevida dos indivíduos.
Gut Câncer
Segundo nature.com , um estudo de 1999 realizado por cientistas da Universidade de Nápoles, mostrou que os pacientes que sofrem de câncer de intestino (ou cânceres do sistema digestivo , como câncer de cólon e reto ) que foram tratados com quimioterapia reduziu os efeitos colaterais quando administrado selênio e suplementos de zinco . Em geral, os pacientes que receberam os suplementos eram mais enérgico e tinha apetites maiores do que aqueles que não foram. Isto pode fazer com selênio e zinco nutrientes importantes para cursos de tratamento de câncer de intestino .
Prevenção Salmonella
Talvez devido aos efeitos de cortesia de selênio e zinco no corpo de sistema imunitário , este par de elementos é particularmente bem adequado para impedir a formação de sintomas relacionados com a salmonela; ou pelo menos é o que a ciência indica agora. De acordo com a Poultry Science Association , um estudo realizado em 2000 realizada pelo Departamento de Nutrição animal da Universidade Tanta mostrou que pintinhos que foram infectados com salmonela, e depois alimentados com uma dieta rica em selênio e zinco mostrou mais saudável do que as galinhas que foram infectados , mas não recebeu a dieta especial. O selênio e frangos alimentados com zinco teve desempenho normal o crescimento do corpo e geralmente sofreram maus efeitos mínimos ou não da salmonela. Embora o estudo não tenha sido replicada em humanos , essa nova evidência - em conjunto com o que sabemos sobre a forma de selênio e zinco podem estimular o sistema imunológico - leva os cientistas a acreditar que a combinação de nutrientes pode ajudar a combater a salmonela em humanos.
Efeitos negativos
Em doses muito elevadas , o selênio pode ser tóxico , por isso vitaminuk.com recomenda tomar não mais do que 200 ug ( microgramas ) do nutriente por dia . Os efeitos colaterais da overdose podem incluir irritações de pele como prurido, erupções e urticária, inchaço da língua, lábios ou face, uma sensação de aperto no peito e dificuldade para respirar .