Há mais de 4.000 espécies de algas marinhas vermelhas , e milhares de espécies de algas marrons , assim as algas azuis-verdes , como spirulina e chlorella . O suplemento de algas algas conhecido é na verdade uma espécie de algas marrons , e ambos algas e as algas azuis-verdes são ricos em clorofila pigmento que dá saúde. O pigmento vermelho nas algas marinhas vermelhas são xantofilas , que em si são conhecidos por produzir determinados benefícios à saúde .
Antivirais e antiparasitários
Algas são ricos em nutrientes e têm sido muito utilizado na Ásia Oriental , tanto como alimentos e medicamentos. Certas espécies de algas marinhas vermelhas têm sido usadas durante séculos na medicina chinesa como agentes anti -parasitários , principalmente para a segmentação infecções lombriga . Outras algas vermelhas têm sido usados por suas propriedades antivirais , e pesquisa científica recente confirma que muitas espécies de algas marinhas vermelhas que produzem efeitos antivirais e pode ser usado especificamente para o tratamento de ataques de herpes.
marés tóxicas
No entanto , numerosos tipos de algas comestíveis e não comestíveis têm sido associados com certas toxinas . A frase " marés vermelhas tóxicas " refere-se a espécies de algas vermelhas que florescem a tal ponto que o mar é de cor vermelha com seus pigmentos . Nem todas as florações de algas nocivas ( HAB ) são vermelhas , no entanto, e muitas flores vermelhas não são tóxicas , por isso, a frase é enganadora. Apesar disso, é verdade que inúmeras espécies de algas podem e poluem o oceano com toxinas potentes que são extremamente prejudiciais aos peixes , crustáceos e outros animais (incluindo humanos ) ao longo da cadeia alimentar.
Intoxicações
Certos tipos de Porphyra , uma alga comestível vermelho comido freqüentemente na Ásia, foram mostrados para conter arsênico na forma de arsenosugars . De acordo com um relatório publicado por cientistas japoneses em 2000, tem havido relatos ocasionais de envenenamentos fatais como resultado de comer certas algas da espécie Gracilaria , que normalmente são considerados não - tóxicos. O mesmo relatório afirma que o ácido domóico , o agente anti- parasitário presente em certas algas vermelhas, tem sido responsável por marés vermelhas tóxicas em águas japonesas e americanas, e causou várias mortes em seres humanos.
Atenção
Apesar da enorme variedade de tipos de algas e efeitos , existem poucas, se alguma , as orientações em vigor para o uso seguro e correto de algas em alimentos e medicamentos . As algas marinhas vermelhas muitas vezes é vendido sem qualquer indicação quanto à espécie precisas. Apesar de algas foi comido na Ásia durante séculos, e é considerado na maior parte para ser seguro , a falta de rotulagem exacta em suplementos em altas doses faz julgamento difícil. O profissional de saúde natural Linda Página afirma que as algas vermelhas Dumontiaceae , Gigartina , Dilwyn e Nothogenia são seguros e úteis e devem ser procuradas em fornecedores de confiança .