Vitaminas são ou solúvel em água ou solúveis em gordura , dependendo de suas estruturas moleculares . Vitaminas solúveis em água têm muitos grupos polares , então eles são solúveis em solventes polares como a água. Vitaminas lipossolúveis são predominantemente não- polar e são solúveis em solventes não-polares , como o tecido adiposo do corpo. Estrutura
molecular da vitamina C
A estrutura molecular da vitamina C se assemelha ao dos monossacarídeos de cinco anéis , ribose, embora a vitamina C tem várias funções adicionais . Em primeiro lugar , o de carbono do anel de cinco membros de vitamina C é insaturado , o que significa que dois grupos hidroxilo ( OH ) estão ligados a átomos de carbono duplamente ligado . Este não é o caso com a estrutura ribose , em que cada átomo de carbono ( C ) é saturado com átomos de hidrogénio (H ) , de modo que duas ligações simples , em vez de existir uma ligação dupla . Além disso , um de carbono da molécula de vitamina C é insaturado , com o átomo de carbono ligado por ligação dupla a um átomo de oxigénio . Mais uma vez, na molécula de ribose, que ligação dupla não existe devido à saturação do átomo de carbono com átomos de hidrogênio.
Propriedades Físicas dos Carboidratos
no entanto , vitamina C é classificado como hidrato de carbono . A química dos hidratos de carbono é , principalmente, a química combinada de dois grupos funcionais : o hidroxilo ( OH ) e o grupo carbonilo ( - CHO ) grupo , ambos os quais são solúveis em água . A solubilidade destes grupos em água surge porque ambos água e estes grupos funcionais são moléculas polares , o que significa que elas possuem uma carga positiva e negativa . Porque opostos atraem, quando introduzir duas substâncias polares em conjunto , eles ficarão atraídos um para o outro , com o pólo positivo de uma molécula de ligação ao pólo negativo da outra molécula . Esta é a dissolução.
No caso de o grupo hidroxilo ( OH ) do grupo funcional , o átomo de oxigénio é mais electronegativo que o átomo de hidrogénio , de modo que tem uma forte tendência para puxar electrões em uma ligação de hidrogénio com oxigénio em relação ao próprio . Isso faz com que o átomo de oxigénio carregado negativamente e o átomo de hidrogénio carregada positivamente . Este é também o caso com os átomos de oxigénio e de hidrogénio da molécula de água . Quando misturados em conjunto , um átomo de oxigénio carregado negativamente em água irá atrair um átomo de hidrogénio carregada positivamente do grupo de hidroxilo , separando-o do seu próprio átomo de oxigénio e arrastando-a para a fase aquosa .
No caso de o grupo carbonilo ( -CHO ) grupo funcional , o oxigênio é mais eletronegativo que novamente carbono tão puxa elétrons em uma ligação carbono-oxigênio para si. Além disso um dos dois pares de elétrons que compõem uma ligação dupla carbono-oxigênio é ainda mais facilmente puxado para o oxigênio, tornando , assim, a ligação dupla carbono-oxigênio altamente polar.
Propriedades Físicas dos vitamina C que diferem daquelas dos Carboidratos
vitamina C realmente não tem o grupo funcional carbonila ( -CHO ), mas não é menos solúvel em água, como o hidrogênio do grupo hidroxila no carbono três é ácida , tornando assim mais de um bilião de vezes mais provável para ionizar a um grupo OH simples . O que se entende por ácido é que uma vez que o hidrogênio deixou a molécula ( ionizado ), a molécula de oxigênio carregados negativamente restante vai se espalhar sua carga negativa uniformemente entre o oxigênio no carbono três eo oxigênio em um carbono , criando uma estrutura de ressonância conhecido como um estabilizado por ressonância ascórbico anião . Estruturas de ressonância são mais estáveis do que os íons simples , tornando tais moléculas muito mais probabilidade de ionizar , aumentando assim a sua solubilidade em água.