Uma alta dose de suplementos de ferro - mais de 45 mg por dia, durante longos períodos de tempo em um adulto - pode aumentar as chances de uma pessoa de adquirir toxicidade de ferro - sobrecarga e acionar hemocromatose . Hemocromatose é um distúrbio genético em que o corpo de um indivíduo absorve e armazena o ferro mais facilmente do que é normal. Isto faz com que o excesso de ferro para ser armazenado em vários sistemas de órgãos , e podem levar a insuficiência cardíaca e hepática , bem como danos no pâncreas grave . Hemocromatose geralmente permanece despercebido até danos a um órgão ocorre . Para uma pessoa com hemocromatose , o que seria uma dose normal de ferro para outras seria extremamente tóxico para eles . Um médico deve monitorar os pacientes que tomam suplementos de ferro por longos períodos de tempo para qualquer sinal de sobrecarga.
Os suplementos de ferro geralmente causam desconforto gastrointestinal , mesmo que a dosagem não é tóxico. Um efeito colateral comum , mas inofensivo é fezes escuras . Os pacientes que tomam suplementos de ferro estão em risco de vômitos, diarréia, dano intestinal e desconforto, indigestão e prisão de ventre. Em casos raros , estes sintomas podem tornar-se grave o suficiente para exigir a hospitalização ou até mesmo causar a morte. A maioria dos pacientes experimentam estes efeitos colaterais em sua forma leve a moderada . Os pacientes podem diminuir e até eliminar suas chances de efeitos colaterais , começando com uma dose muito baixa e aumentando gradualmente para o nível de dosagem desejada .
Embora a estudos paraíso ' t foram totalmente conclusivos, vários pesquisadores têm relacionado a ingestão a longo prazo de suplementos de ferro a uma maior incidência de doença coronariana . Os médicos ainda não têm certeza sobre a relação causal entre os dois, mas uma teoria é que o ferro aumenta a presença de radicais livres - um tipo de molécula de sangue que acelera a oxidação das células e causa danos às células - no sistema circulatório. O uso a longo prazo de suplementos de ferro , particularmente em doses muito elevadas , também tem sido associada a maior incidência de câncer de mama e de ovário.