casa | | Informação em Saúde > | Dieta Nutrição | nutrição
Como os nutrientes são transportados da mãe para o bebê nos mamíferos?
Os nutrientes são transportados da mãe para o feto através da placenta, um órgão especializado que se forma durante a gravidez. Aqui está uma explicação de como os nutrientes são transportados:
1. Fornecimento de sangue materno:A placenta está conectada ao sistema circulatório da mãe através da parede uterina. Os vasos sanguíneos da mãe transportam oxigênio, nutrientes, hormônios e resíduos para a placenta.
2. Troca placentária:A placenta consiste em duas camadas:a camada materna, que deriva do revestimento uterino, e a camada fetal, que é formada a partir do embrião em desenvolvimento. As duas camadas são separadas por uma fina membrana chamada barreira placentária.
3. Difusão e Transporte Ativo:Nutrientes, oxigênio e produtos residuais são trocados entre os sistemas circulatórios materno e fetal através da barreira placentária. O oxigênio e os nutrientes do sangue da mãe se difundem através da barreira placentária e chegam aos vasos sanguíneos fetais. Este processo é facilitado pelo gradiente de concentração e não requer entrada de energia.
4. Separação do Sangue Materno-Fetal:Os sistemas circulatórios materno e fetal não se misturam. Os vasos sanguíneos fetais transportam oxigênio e nutrientes para o feto em desenvolvimento, enquanto os resíduos produzidos pelo feto são transportados de volta para a circulação da mãe através da barreira placentária.
5. Cordão Umbilical:O sangue oxigenado e rico em nutrientes da placenta passa para o feto através do cordão umbilical. O cordão umbilical contém três vasos sanguíneos:duas artérias que transportam sangue desoxigenado do feto para a placenta e uma veia que leva sangue oxigenado e nutrientes de volta ao feto.
Ao facilitar a troca de oxigênio, nutrientes e resíduos entre os sistemas circulatórios materno e fetal, a placenta desempenha um papel crucial no fornecimento ao feto em desenvolvimento da nutrição necessária para o crescimento e desenvolvimento durante a gestação.