casa | | Informação em Saúde > | Dieta Nutrição | nutrição
Qual dieta para artéria periférica
Uma dieta saudável para o coração que reduz o colesterol e melhora o fluxo sanguíneo pode ajudar a retardar a progressão da doença arterial periférica (DAP) e até reverter o estreitamento das artérias em algumas pessoas.
Aqui está uma visão geral de uma dieta para doença arterial periférica:
Gorduras saudáveis para o coração :
- Escolha gorduras insaturadas encontradas no azeite, abacate, nozes e sementes e evite gorduras saturadas encontradas na carne vermelha e laticínios integrais.
Proteínas magras :
- Escolha carnes magras como frango, peru e peixe. Proteínas vegetais, como feijão, legumes e tofu, também são boas opções.
Grãos integrais :
- Os grãos integrais fornecem fibras e vitaminas e minerais essenciais. Escolha arroz integral, pão integral, macarrão integral e aveia.
Frutas e vegetais :
- Coma uma variedade, com muitas frutas e legumes. Eles são ricos em fibras, antioxidantes e vitaminas e ajudam a manter um peso saudável.
Limite a adição de açúcares :
- Alimentos ricos em açúcares adicionados, como bebidas açucaradas, sobremesas e doces, podem contribuir para o ganho de peso e aumentar a inflamação.
Limite o sal :
- O excesso de sal pode causar hipertensão, o que pode piorar a DAP. Procure consumir menos de 2.300 miligramas de sódio por dia.
Ácidos graxos ômega-3 :
- Consumir peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, cavala, sardinha e atum, pelo menos duas vezes por semana.
Álcool :
- O consumo moderado de álcool pode ser benéfico para a saúde do coração, mas o consumo excessivo pode ter efeitos negativos. Converse com seu médico sobre a quantidade certa de álcool para você.
Mantenha-se hidratado :
- Beba muitos líquidos, especialmente água, para manter o fluxo sanguíneo e a hidratação adequados.