niacina é altamente eficaz no aumento dos níveis de colesterol de alta densidade ( HDL ou colesterol "bom" ) no corpo , que pode aumentar até 35 por cento , de acordo com o Dr. Gerald Gau da Clínica Mayo ( ver link em Recursos). Além do mais , esta vitamina também diminui os níveis de colesterol de baixa densidade ( LDL ou colesterol "ruim" ) e triglicérides , conhecidos por aumentar o risco de doença cardíaca. Gau atribui esse benefício duplo para o fato de que quanto maior os níveis de colesterol HDL no organismo , a redução dos níveis de colesterol ruim , haverá na corrente sanguínea.
Interação medicamentosa
niacina é ainda mais eficaz na diminuição do colesterol LDL , quando usado em combinação com medicamentos chamados "estatinas ", relata Gau . As estatinas são medicamentos que são formulados para diminuir o colesterol. Juntos, niacina e estatinas podem aumentar os níveis de HDL no sangue por mais de 50 por cento, enquanto reduz o colesterol LDL.
Flushing
Um dos os efeitos secundários mais comuns de tomar niacina é chamado de " lavagem ". Estudos realizados pelo Instituto Linus Pauling dizer que o rubor é causado por tomar doses relativamente altas de vitamina, em um excesso de 1.000 mg . Para evitar a descarga associada com grandes doses , recomenda-se que comece com uma dose baixa e aumentar gradualmente a quantidade tomada para a dosagem mais elevada desejada . Outros efeitos colaterais comuns são altas doses de niacina , que incluem coceira, desconforto gastrointestinal, náuseas e vômitos.
Toxicidade
um limite máximo de 35 mg por dia para adultos foi criado como o Nível Máximo de Ingestão Tolerável (UL) , estabelecida pelo Conselho de Administração do Instituto de Medicina em 2002 Alimentação e Nutrição ( ver link em Recursos). O Ministério da Saúde EUA lista hiperglicemia, icterícia e dor abdominal como alguns efeitos colaterais que resultam quando esta vitamina é tomado em quantidades que ultrapassam 3.000 mg por dia durante um longo período .
Pellagra
Reunião da provisão diária necessária para niacina impede o desenvolvimento de pelagra , uma doença nutricional causada por uma ingestão insuficiente de vitamina ( ver link em Recursos abaixo). Existem vários sintomas causados por esta condição , que incluem diarreia , dermatite e demência , bem como apatia , perda de memória , fadiga e desorientação . Em casos extremos, a deficiência pode resultar em morte . A niacina também é usado no tratamento da pelagra .