Nutricionistas e médicos têm observado há décadas que o aumento da ingestão de sal tem sido associada a hipertensão, ou pressão arterial elevada.
Doença cardíaca
Um estudo em grande escala documentado que as pessoas com pressão normal alta no sangue ( entre 120/80 mmHg e 139/89 mmHg ) são 25 por cento menos probabilidade de desenvolver doenças do coração se limitar a sua ingestão de sal.
As complicações cardíacas
Pessoas com pressão arterial elevada , que limitar a sua ingestão de sal são 20 por cento menos probabilidade de morrer de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou parada cardíaca do que os pacientes hipertensos que não limitar a sua ingestão de sal.
um equilíbrio cuidadoso
Pessoas com hipertensão não devem evitar o sal completamente. O sal iodado é necessário para prevenir a deficiência de iodo , e consumo moderado de sal é considerado saudável , pois permite o equilíbrio eletrolítico .
Controvérsia
Alguns especialistas acreditam que os estudos que ligam sal à hipertensão são falhos . A Nutrition Society alemão afirmou : " . Houve nenhum estudo confiável provando que o consumo médio de sal na população saudável contribui para a pressão alta "