casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | nutrição

Efeitos do conflito do Kosovo

Os termos Guerra Kosovo Kosovo e de conflito são usados ​​indistintamente para representar duas guerras que aconteceram muito próximos uns dos outros , às vezes em paralelo. De 1998 a 1999, houve guerra entre a Sérvia eo Kosovo. O primeiro conflito começou em 1996 , como resultado de Slobodan Milocevic fazendo uma declaração que Kosovo iria continuar a ser uma parte da Sérvia . O resultado desta declaração foi a resposta violenta do povo da Albânia. Em 1999, tropas sérvias teriam matado 45 albaneses em Racak , uma aldeia no no Kosovo. Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ) interveio. NATO passou quatro meses a bombardear a Sérvia em resposta ao massacre de Racak .
Ambientais

Segundo o site questões globais , em março de 2000 , a Otan admitiu a bombardear Kosovo usando 10 toneladas de urânio empobrecido em forma de conchas. O bombardeio de refinarias de petróleo e fábricas de levar a grandes nuvens de produtos químicos tóxicos sendo liberados na atmosfera. De acordo com o site do Questões Globais, um relatório da ONU afirma que o bombardeio em Kosovo tinha tido um " impacto devastador " sobre o meio ambiente . A saúde pública , agricultura, serviços essenciais , emprego , rios, lagos e na cadeia alimentar estão entre uma série de fatores que foram afetados pelos ataques aéreos . Hot spots ambientais que foram nomeados pela ONU incluem Belgrado, Pancevo , Kragujevac, Novi Sad e Bor.The artigo continua a dizer que o impacto ambiental a longo prazo é difícil determinar nesta fase.

As perdas civis da OTAN

A Human Rights Watch contou que pelo menos 488 civis foram mortos em sua maioria por grupo bombardeio pela Otan em 90 ataques diferentes. Iugoslávia afirma que entre 1.200 e 5.700 civis foram mortos nos ataques.
Perdas civis iugoslavas

O Tribunal Penal Internacional para a ex- Jugoslávia (TPIJ) recuperado 2.788 corpos de sepulturas na Iugoslávia. Quer ou não as mortes foram resultado de crimes de guerra não foi divulgado . Tem havido um grande número de diferentes estimativas quanto ao número de civis foram mortos como resultado das ações da milícia iugoslavo , no entanto, o Departamento de Estado dos EUA estimou que o número é provável que seja em torno de 10.000. Os EUA cita que as suas razões para atacar a Iugoslávia em resposta a violações de direitos humanos .