Antioxidantes são compostos que produzem células do nosso corpo para combater substâncias cancerígenas e outras substâncias que causam doenças tais como radicais livres. Os antioxidantes também são componentes dos alimentos que comemos , e são muitas vezes caracterizada por algumas funções, como no caso de – licopeno que é atribuído para a cor vermelha do tomate.
Efeitos
Quando os antioxidantes reagem com os radicais livres , os compostos radicais se tornar estável e, assim , eliminar os possíveis danos celulares e mutações que os radicais livres teria causado o contrário. Estes radicais nocivos são produzidos naturalmente no corpo como resultado de processos celulares , tais como a interação de células com oxigênio ou a reação de oxidação .
Fontes
os compostos específicos em nosso corpo que apresentam atividades antioxidantes são os aminoácidos, as lipoproteínas de alta densidade ou “ bom colesterol , ” e o ácido úrico .
Além dos antioxidantes produzidos no corpo , há também antioxidantes que ocorrem naturalmente em frutas e legumes, cereais integrais . Estes componentes podem estar na forma de vitaminas , minerais e certos compostos , tais como o licopeno .
Antioxidantes são também produzidos in vitro “ , ” que estão comercialmente disponíveis como suplementos alimentares . Esses suplementos também podem ser usadas como aditivos alimentares , tais como hydroxyanisole butilado ( BHA) e butil-hidroxitolueno (BHT) .
Importância
O consumo de frutas, legumes e outros alimentos ricos em antioxidantes têm efeitos sinérgicos sobre como ajudar a luta do sistema imunológico contra doenças infecciosas. " Além disso , os antioxidantes têm o potencial para retardar o aparecimento de várias doenças relacionadas com a idade , " de acordo com o International Food Information Council . Algumas destas condições incluem comprometimento da visão , Alzheimer ' s doença , câncer e doenças cardiovasculares.
Equívocos
O mecanismo completo de como antioxidantes prevenir doenças degenerativas é ainda está sendo estudada. " Os antioxidantes sinteticamente feitos que são vendidos comercialmente , como afirmou em um relatório da Harvard School of Public Health, não são conclusivos , mas geralmente don t ' fornecem fortes evidências de ter um impacto substancial sobre a doença. " Assim, é melhor consultar o seu médico e consultar se você precisar de suplementos antioxidantes .