A dieta mediterrânea promove o uso de gorduras saudáveis e sugere limitar ou totalmente evitando óleos saturadas e hidrogenadas . O uso de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são grandemente incentivadas. Essas gorduras incluem o óleo de canola , óleo de oliva , óleo de girassol e óleo de sésamo . A dieta mediterrânea sugere o uso de azeite apenas . As gorduras poliinsaturadas têm ambos os ácidos ômega-6 e ômega-3 , que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e não são feitas pelo corpo. Essas gorduras incluem óleos vegetais , nozes , salmão, truta, arenque e cavala.
Componentes da dieta
A maioria das refeições na dieta mediterrânica são cheios de legumes, frutas , grãos e nozes inteiras . As proteínas são geralmente carnes magras, peixes ou crustáceos . A pirâmide alimentar mediterrânica indica que a carne vermelha deve ser comido apenas um par de vezes por mês. Peixes ou crustáceos pode ser comido , duas vezes por semana . Os produtos lácteos normalmente incluem queijos com baixo teor de gordura , como cabra ou feta. O sal deve ser substituído por ervas e especiarias. Grãos compõem toda a parte inferior da pirâmide alimentar e incluem pães, arroz branco , batatas e massas. Escolha um grão fibroso como pão de centeio , macarrão de trigo integral , cuscuz e arroz integral.
Álcool Consumo
O consumo de álcool é um tema muito debatido no que diz respeito à dieta mediterrânea . O vinho tinto é uma boa fonte de antioxidantes fenólicos flavonóides encontrados em cascas e sementes da uva , o que aumenta os níveis de HDL . HDL é considerado o bom colesterol , que remove o colesterol ruim. O debate gira em torno do fato de que o consumo de álcool pode aumentar os triglicerídeos , que são os lipídios do sangue que incentivam o ganho de peso . Na verdade, a American Heart Association sugere que as pessoas não devem começar a beber por causa da dieta. No entanto, se você beber e quer seguir a dieta , um copo de vinho tinto para as mulheres e duas para os homens são as quantidades sugeridas. Que tipo de vinho tinto ? Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em Davis mostrou que cabernet sauvignon tem a maioria dos benefícios saudáveis para o coração .