casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | nutrição

O uso de conservantes

Os conservantes são usados ​​em uma variedade de artigos de embalagem para bens de carnes para o vinho . A idéia geral de produtos com conservantes é preservar a vida útil e evitar itens de estragar . Quanto mais a vida de prateleira de um produto tem , mais vendável ele se torna. O uso de preservativos torna os produtos permanecer frescos por mais tempo e dar mais tempo para os produtos a serem usados. História

a utilização de conservantes em alimentos não é nova. Os métodos de preservação de alimentos da maneira antiga incluído ebulição , congelamento , pasteurização e desidratação. Esses métodos foram usados ​​para impedir que o alimento se estrague durante o transporte.

Modernos conservantes

formas de preservar os alimentos e outros produtos se tornaram mais sofisticados . Métodos de preservação de alta tecnologia , como embalagens hipobárica é onde os alimentos são armazenados ao ar, em baixa pressão , baixa temperatura e alta umidade. Embalagem hipobárica foi introduzido por Stanley Burg , em 1960. No entanto, o uso de embalagens hipobárica é limitado.

Embalagem a vácuo é outro método moderno de conservação de alimentos . Este é o local onde o alimento é armazenado em um ambiente sem ar que embala itens firmemente para evitar fungos ou bactérias aeróbias , o que causa alimentos para estragar mais rápido.

Os conservantes modernas mais comuns são conservantes químicos . Alguns dos conservantes químicos mais comuns são o ácido benzóico , o dióxido de enxofre e sulfitos , nitrito de potássio e de nitrito de sódio , ácido sórbico e o ácido propiónico e seus sais . Mais de 80 produtos ou itens tem esses conservantes neles.
Ácido sórbico e benzóico

Ácido sórbico e seus sais são substâncias naturais . Estes preservativos são mais importantes nos países industrializados. O ácido sórbico não dá aroma ou sabor adicionado aos produtos . O ácido sórbico é usado em numerosos alimentos e bebidas. Alguns produtos incluem produtos lácteos, peixes e frutos do mar , produtos à base de gorduras , frutas e vegetais, produtos embalados e assados ​​e itens de confeitaria.

Ácido benzóico é um conservante usado em países que estão em desenvolvimento. Ele é usado apenas em produtos ácidos que podem estragar por causa de bactérias de ser fruto base .
Dióxido de enxofre e sulfitos

Este método de preservação química vem dos romanos, Antiga gregos e egípcios . Eles usaram este método para preservar vinho. Estes actuam em muitas funções como um conservante , antioxidante e estabilizador de cor . O dióxido de enxofre é importante para controlar o crescimento de bactérias . O dióxido de enxofre é usado para sopa embaladas , bananas secas, damascos , carne de caranguejo enlatada , salsicha de carne , cerveja, vinho e batatas fritas congeladas rápidas e compotas .
Potássio nitrito e nitrito de sódio

de potássio e de nitrito de sódio são aditivos sintéticos e executar como flavorers , conservantes e estabilizantes . Se não foram utilizados esses conservantes , haveria muito mais mortes por botulismo. Botulismo é uma doença paralítica rara mas grave causada pela toxina botulinica , a qual é produzida pela bactéria Clostridium botulinum . De potássio e de nitrito de sódio é usado para preservar muitos produtos de charcutaria .
Propiónico

ácido propiónico e os seus sais são outro exemplo de um conservante natural . O ácido propiônico estão presentes em produtos de panificação , como pão porque atrasa os produtos de moldagem.
Mais benefícios

Além de evitar a deterioração e promovendo uma vida útil mais longa , conservantes também prevenir a perda de muitas vitaminas e aminoácidos essenciais . Este, por sua vez, promove um corpo saudável. Quando estas vitaminas e ácidos são preservados , eles dão pele e do corpo o rejuvenescimento necessário.