Um estudo de 76 macacos rhesus adultos de 20 anos sugere que a redução da ingestão diária de calorias em 30 por cento poderia substancialmente retardar o processo de envelhecimento. O estudo incluiu 76 adultos macacos rhesus que foram colocados em dietas igualmente nutritivos. Um grupo de macacos foi permitido comer a quantidade normal de calorias , enquanto o outro grupo foi submetido a uma dieta restritiva de calorias . De acordo com o principal pesquisador Ricki Colman , Ph.D., um cientista associado do Centro Nacional de Pesquisa de Primatas de Wisconsin em Madison, macacos no grupo de restrição calórica estavam livre de doenças relacionadas à idade e atrofia do cérebro , que está ligada à capacidade cognitiva. Obviamente, macacos rhesus não são exactamente os mesmos , como seres humanos , mas os pesquisadores acreditam que os resultados indicam que as dietas calóricas restritivas nutritivos podem ser benéficos para os seres humanos também.
Outras evidências
acordo com a Clínica Mayo , a pesquisa limitada sobre calorias dietas restritivas para anti- envelhecimento sugere que essas dietas podem levar a mudanças positivas no percentual de gordura corporal , pressão arterial, níveis de colesterol, açúcar no sangue e peso. A Clínica Mayo também relata que outras pesquisas descobriram que os roedores que reduziram seu consumo de calorias por 30 a 60 por cento antes de seis meses de idade aumentou sua expectativa de vida máxima de 30 a 60 por cento. Além disso , a Clínica Mayo afirma que os estudos descobriram que os roedores que seguem uma dieta de restrição calórica desenvolveram menos doenças crônicas associadas ao envelhecimento --- como diabetes, doenças cardíacas e câncer --- ou atrasou o desenvolvimento dessas doenças .
riscos
Embora haja muita evidência que sugere que uma dieta restritiva de calorias pode ser benéfico para a saúde humana , também existem riscos . De acordo com a Clínica Mayo , aa calorias dieta restritiva pode não ser seguro para idosos e pessoas que são magras . A Mayo Clinic adverte que uma dieta restritiva de calorias pode levar a alterações hormonais, perda de massa muscular , anemia, redução da densidade óssea , irregularidades menstruais, irritabilidade , depressão, inchaço nas pernas e pés, letargia e tonturas . De acordo com a Clínica Mayo , exercício e suplementação de cálcio regular pode prevenir ou limitar perdas na densidade óssea e massa muscular.
Aplicação
Se você gostaria de implementar uma dieta de baixa caloria em seu estilo de vida , você deve se concentrar em alimentos que fornecem o mais nutrição. Frutas e vegetais de folhas verdes lhe dará o máximo de nutrição para a menor quantidade de calorias. Desde que você não estará consumindo muitas calorias, você vai querer evitar alimentos ricos em açúcar e gordura. Estes alimentos fornecem uma grande quantidade de calorias, mas não embalar muito nutrição. A chave para uma dieta saudável, de baixa caloria é obter o máximo de cada um de calorias para garantir que o seu corpo recebe a nutrição que ele precisa para funcionar corretamente.