respiração celular é um processo biológico e químico complicado que normalmente é dividido em duas fases . O processo começa com a glicose e oxigênio , formando dióxido de carbono , água e energia livre. A energia livre é então capturada e armazenada como ATP , de acordo com teachersdomain.org .
Introdução
A glicose é uma molécula de açúcar simples que consiste de seis átomos de oxigênio , seis átomos de carbono e 12 átomos de hidrogênio . Os organismos vivos consomem alimentos ( carboidratos complexos ), que pode ser dividido em glicose pelo fígado. O fígado converte em moléculas de glicose , de acordo com teachersdomain.org . As células podem em seguida obter a partir da glicose do sangue ( através das paredes capilares ) . Quando a glicose atinge o interior de uma célula , ele é absorvido pelas mitocôndrias ( organelas em que o ciclo do ácido cítrico ocorre ) .
História
A ciclo do ácido cítrico é uma série de reacções químicas catalisadas por enzimas que tem lugar nas mitocôndrias . Em 1937, esta primeira etapa da respiração celular foi identificado pela primeira vez por Albert Szent- Gyorgyi e Hans Krebs , daí o nome de Ciclo de Krebs (oficialmente conhecido como o Svent - Gyorgyi - ciclo de Krebs) . Szent- Gyorgyi recebeu o Prêmio Nobel em 1937 por suas descobertas de um processo de combustão biológica e Krebs foi agraciado com o Prêmio Nobel em 1953 pela descoberta do ciclo do ácido cítrico.
Função
o ciclo do ácido cítrico leva certos compostos que doam prótons e elétrons para a cadeia de transporte de elétrons , de acordo com " ácido cítrico ( Krebs ) ciclo " no ccbcmd.edu . A cadeia de transporte de elétrons gera ATP pelo processo de fosforilação oxidativa . Além disso, o ciclo de Krebs também produz 2 ATP pelo processo de fosforilação do substrato . Através do fornecimento de metabolitos de precursor, o ciclo do ácido cítrico também desempenha um papel importante no fluxo de carbono através da célula . De um modo geral , é constituído por oito passos distintos ( cada um dos quais é catalisada por uma enzima única ) .
Características
O ciclo começa quando o ácido cítrico coenzima A transfere o seu grupo 2 - acetilo de carbono para o composto 4 - oxalacetato de carbono . Este passo resulta numa molécula de citrato de 6 - carbono . No passo 2 , o citrato é rearranjado para formar isocitrato ( uma forma isométrica da molécula ) , de acordo com ccbcmd.edu . No passo 3 , o isocitrato é oxidado e uma molécula de dióxido de carbono é removido . A remoção produz uma molécula de 5 átomos de carbono chamada alfa - cetoglutarato . No passo 4 , o alfa- cetoglutarato é oxidado , as moléculas de dióxido de carbono é removido e coenzima A é adicionado para formar succinil - CoA ( um composto de 4 - carbono ) . No passo 5 do ciclo do ácido cítrico , CoA é removido do succinil - CoA para produzir o succinato . A energia é libertada e é usado para fazer a GTP ( trifosfato de guanosina ) e , por sua vez , para produzir ATP . Na etapa 6 , succinato é oxidado para criar furmarate e , no passo 7 , a água é adicionada para formar a furmarate malato . Na etapa 8 , malato é oxidado para produzir oxaloacetato (o composto no início do ciclo do ácido cítrico ) .