menopausa marca a cessação dos ciclos menstruais na vida de uma mulher. A maioria das mulheres entram na menopausa em seus meados de 40s atrasado , embora haja casos documentados de mulheres que entram menopausa em seus 20 anos . (Ver referência 2). As mulheres que entram na menopausa antes dos 45 anos estão na menopausa precoce (ver referência 1).
Menopausa precoce Riscos
Vários fatores apressar o início da menopausa , incluindo o tabagismo e uma dieta rica em gorduras e colesterol ( ver referência 3 ) . Menopausa precoce aumenta os riscos de saúde associados a algumas doenças e condições, incluindo a osteoporose e doença isquêmica do coração. Por outro lado, o início da menopausa precoce pode proteger as mulheres contra o câncer de mama (ver referência 1).
Café e menopausa precoce
Pesquisadores do Instituto de Geral prática e Medicina Comunitária da Universidade de Oslo , Noruega, realizou um estudo para determinar os fatores de estilo de vida envolvidos com o início da menopausa precoce. Os fatores de estilo de vida : tabagismo , consumo de álcool e consumo de cafeína . O estudo envolveu 2.123 mulheres pós-menopáusicas nascidos em 1940 ou 1941. Os resultados do estudo indicam o consumo de café não contribui para a menopausa precoce. Outros estudos sugerem que o consumo de café pode realmente ajudar a proteger contra a menopausa precoce (ver referência 1).
Nem todos os pesquisadores concordam com as conclusões anteriores . Dois outros estudos realizados em 1998 e 2002 sugerem que o consumo de café não contribui para a menopausa precoce (ver referência 3).
Café e Menopausa
café é extremamente rica em cafeína , que pode ter vários efeitos adversos no corpo de uma mulher . Estudos indicam café e outras bebidas com cafeína pode piorar os sintomas da menopausa , incluindo ansiedade, fogachos , insônia e perda de massa óssea (ver referência 2). Outros estudos confirmam as mulheres na menopausa que bebem café estão mais propensos a sofrer de sintomas mais graves do que os seus homólogos da menopausa que não bebem café (ver referência 3).
A cafeína aumenta os níveis de cortisol . O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse . A cafeína também tem sido associada com a fadiga e interferindo com a absorção de minerais vitais , incluindo o magnésio , potássio , cálcio e ferro . Beber café durante a menopausa tem sido associada ao desenvolvimento de doença de Parkinson em mulheres pós- menopausa (ver referência 2).
Conclusões
Não há o consumo de café é uma clara evidência positivamente associado com menopausa precoce. Alguns estudos mostram que não há relação , enquanto outros indicam o consumo de café tem um papel na menopausa precoce. No entanto, não há nenhum argumento sobre o impacto do consumo de café sobre as mulheres na menopausa. Mulheres na menopausa que consomem café são mais propensos a experimentar os efeitos colaterais desagradáveis associados à menopausa.