licopeno não é um dos nutrientes essenciais para os seres humanos . É comumente encontrada na dieta da maioria das pessoas de pratos que contenham molho de tomate e ketchup. Embora seja contido em tomates crus é mais facilmente absorvido pelo corpo a partir de tomates que foram processados . Quando ela é absorvida pelo sistema digestivo , o licopeno se acumula no glândulas supra-renais , fígado, pele , cólon e testículos.
Benefícios relatados
Numerosos estudos afirmam para mostrar que uma alta ingestão de alimentos ricos em licopeno estão relacionados a um risco reduzido de certos tipos de câncer , doença cardiovascular , doença hepática, degeneração macular e doenças do sangue . O problema com esses estudos, é que eles têm apenas o consumo estimado de licopeno com base no teor de alimento da dieta quotidiana , não só em licopeno . Porque o tomate e outras fontes de licopeno também são ricos em ácido fólico, vitamina C e potássio , os efeitos benéficos do suco de tomate e melancia pode não ser devido ao licopeno , mas uma combinação destes nutrientes.
Licopeno e Doenças Cardiovasculares
Muitas reivindicações foram feitas sobre as propriedades antioxidantes do licopeno . Uma das principais reivindicações é que o licopeno pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares , devido à sua capacidade para purificar o sangue , aumentar o fluxo de oxigénio e eliminar as toxinas do corpo . No entanto, um estudo realizado em 2005 por Das et al. , Mostrou que, embora o suco de tomate pode ter esses benefícios , os benefícios não poderiam ser atribuídos especificamente ao licopeno.
Licopeno Efeitos colaterais
O licopeno é geralmente segura em quantidades dietéticas ou como um suplemento de não mais do que 30 mg por dia para ser tomado não mais do que 8 semanas. Ingestão de licopeno durante a gravidez e amamentação é considerada segura se nos valores comumente encontrados em alimentos. Não existem estudos conclusivos que mostram se a ingestão de suplementos de licopeno são seguros , se tomado durante a gravidez e amamentação. Estudos recentes sugerem que o licopeno pode ser um fator de risco para ou pode piorar câncer de próstata já estabelecido.
Licopeno e Câncer
Alguns fabricantes de suplementos de licopeno recomendaria para o prevenção de certos tipos de câncer , particularmente câncer de próstata. No entanto, uma série de estudos , incluindo um estudo intensivo por Peters et al . intitulado " Serum licopeno , outros carotenóides , e câncer de próstata de risco: um estudo de caso -controle aninhado na próstata, pulmão , colorretal , câncer de ovário e Screening Trial ", mostrou que não só é o licopeno não é recomendado na prevenção do câncer de próstata , pode , na verdade, aumentar o risco de câncer de próstata e também pode aumentar o risco de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares, especialmente em fumantes.