TBHQ reduz " deterioração oxidativa " em alimentos é aplicada a - por outras palavras , que actua como conservante por retardar o surgimento de ranço . É também , portanto, prolonga a vida de prateleira de alimentos processados.
Toxicidade
Como um aditivo alimentar , o FDA permite TBHQ para compensar não mais do que 0,02 por cento do total de óleos em um alimento . Consumir até um grama de TBHQ pode causar toxicidade variável , e até 5 gramas pode ser fatal. Para perspectiva , levaria 312,5 nuggets de frango do McDonald (se eles contêm um total de 0,02 % de TBHQ ) para consumir um único grama .
Efeitos Colaterais
consumir altas doses de TBHQ - entre 1 e 4 gramas, aproximadamente - pode levar a uma variedade de sintomas negativos , incluindo náuseas, vômitos, zumbido nos ouvidos , delírios e colapso. Mas a enorme quantidade de consumo de alimentos necessária para ser afligido por toxicidade TBHQ geralmente faz com que esses sintomas extremamente raros.
Carcinogênese
Em estudos de toxicidade , a longo prazo , de alta dosar administração TBHQ em animais de laboratório mostraram uma tendência para que eles desenvolvam precursores cancerosas no estômago , bem como causar danos ao DNA . Mas ao contrário de outros aditivos antioxidantes , não causar lesões pulmonares em animais de laboratório .
TBHQ em Crianças
Houve alguma evidência anedótica de que TBHQ pode causar ansiedade , agitação e agravamento dos sintomas de TDAH , embora não tenha havido estudos clínicos que demonstrem qualquer ligação entre os aditivos alimentares e distúrbios de comportamento em crianças.