O corpo digere alimentos de baixo índice glicêmico , lentamente , para que eles não elevar drasticamente o açúcar no sangue e níveis de insulina. Esses alimentos geralmente têm um maior quociente de saciedade e são, portanto, útil para o controle de peso e manter um baixo perfil lipídico.
Alimentos com baixo IG
Alimentos com maior teor de fibra e gordura conteúdo geralmente têm um baixo índice glicêmico . Alguns carboidratos de baixo índice glicêmico incluem frutas, vegetais sem amido e pães integrais e cereais. Feijões e leguminosas secas também têm um baixo índice glicêmico . Condições método de cozimento , variedade , processamento e maturação e armazenamento também afetam o índice glicêmico .
Medição
Para medir o índice glicêmico , 10 ou mais pessoas recebem uma amostra de alimentos que contém 50 gramas de carboidratos de fácil digestão. Os níveis de glicose no sangue desses indivíduos são registrados a cada 15 a 30 minutos para as duas horas seguintes . As leituras são plotados em um gráfico para obter uma curva de resposta de sangue. Estas leituras são , em seguida, dividida pelo nível de glucose no sangue para os mesmos sujeitos quando servidos uma porção igual de glicose pura . Essa proporção é então multiplicado por 100 para obter a classificação de índice glicêmico . A média das classificações de índice glicêmico dos indivíduos amostrados é declarado o índice glicêmico para esse alimento.
Recomendações
A Organização Mundial de Saúde e da Organização de Alimentos e Agricultura da Organização das Nações Unidas recomendam que as pessoas em países desenvolvidos levar em conta o índice glicêmico dos alimentos ao planejar as refeições. Isso pode ajudar a diminuir a incidência de doença cardíaca coronária, obesidade e diabetes.
Aviso
Pessoas com níveis muito elevados de açúcar no sangue devem consultar um nutricionista no planejamento de sua dietas . Para os diabéticos , a dieta deficiente pode ser fatal .