De todas as fontes alimentares de molibdênio, porco, cordeiro e carne fígado têm as maiores concentrações . Outros produtos de origem animal são geralmente baixos em molibdênio
ovos, grãos, legumes , frutas e outras fontes alimentares
Legumes --- incluindo feijão, lentilhas e ervilhas. - - são ricas fontes de molibdênio na dieta.
Boas fontes de molibdênio incluem ovos, grãos , sementes de girassol e nozes.
Frutas e muitos legumes não na família das leguminosas , no entanto, são geralmente
teor de molibdénio Planta baixo em molibdénio . varia , no entanto , uma vez que é dependente do teor de molibdénio do solo em que as plantas foram cultivadas e de outras condições ambientais .
suplementos
suplementos nutricionais geralmente contêm molibdênio na forma de molibdato de sódio ou de molibdato de amônio . Não se sabe se o molibdênio a partir de um comprimido multivitamínico multimineral pode substituir com sucesso a falta de molibdênio nos alimentos consumidos.
Deficiências alimentares na dieta Deficiência
molibdênio ocorrem em regiões onde o solo tem pouca molibdênio. Além disso, sem molibdênio, as plantas convertem nitratos de nitrosaminas cancerígenas em vez de aminoácidos. Isso pode contribuir para as altas incidências de câncer de esôfago e estômago observados em algumas dessas regiões.
Excesso Dietary
excesso de molibdênio na dieta pode resultar em deficiência de cobre em pastejo animais , incluindo gado , cabras , ovelhas e veados . O excesso de molibdênio na dieta humana parece não apresentam problemas significativos .
Industriais utilizam fontes
Para fins industriais , o molibdênio é geralmente extraído de molibdenita . O molibdênio é também um subproduto da mineração de cobre e tungstênio.