É difícil julgar definitivamente se a agricultura orgânica ou convencional é melhor , em parte porque o termo " convencional " é usado amplamente, enquanto o " orgânico " cai sob parâmetros rigorosos . A fazenda convencional poderia ser um grande equipamento industrial, ou uma pequena fazenda da família. Este último pode realmente praticar agricultura biológica , sem ser certificada.
Pesticidas e herbicidas
Em os EUA, os alimentos orgânicos não podem ser tratadas com pesticidas sintéticos e herbicidas , enquanto convencional agricultores são limitadas apenas para o uso de produtos aprovados pelo governo para matar ervas daninhas e pragas. Um estudo de 1998 por S.H. Zahm e M.H. Ward da Epidemiologia Ocupacional Branch of the National Cancer Institute ligado pesticidas para cânceres infantis .
Organismos Geneticamente Modificados
Alguns alimentos são geneticamente modificados para produzir rendimentos mais elevados e certos traços genéticos. Vegetais orgânicos não podem ser geneticamente alteradas, mas cultivados convencionalmente produzem lata. Os efeitos a longo prazo dos geneticamente modificados ( GM), alimentos são desconhecidas, mas um estudo francês 2005 por pesquisadores de três instituições mostraram toxicidade hepática e renal e outros efeitos negativos para a saúde em ratos que receberam milho GM .
Processamento e Manuseio
Sem aditivos podem ser usados em alimentos orgânicos após a colheita , enquanto que produtos cultivados convencionalmente pode usar aditivos aprovados pelo governo. Uma vez que o USDA não especifica quais os aditivos podem ser usados , o gráfico no final do artigo apresenta efeitos colaterais de aditivos alimentares usados.
Nutricional conteúdo
De acordo com o USDA, os alimentos orgânicos têm, em média , os níveis mais elevados de minerais, vitamina C e fitonutrientes antioxidantes do que os seus homólogos cultivados convencionalmente .