obter o número total de gramas de fibras contidas dentro de um determinado alimento . Apenas a fibra formas fermentáveis podem ser utilizados pelas bactérias intestinais . Estas são as pectinas , gomas solúveis , mucilagens e algumas hemiceluloses . Fibras estruturais são , na sua maior parte , insolúvel . Estes incluem a celulose , lenhina e algumas hemiceluloses . Se o alimento em questão especifica as quantidades de ambas as facções solúveis e insolúveis , calcular apenas o solúvel , uma vez que é a única que terá qualquer contribuição calórica.
2
gramas de fibra por Multiplique o fator de "2. " Isto dá-lhe o número de calorias que você pode esperar obter do componente de fibra dos alimentos . Por exemplo, se uma fatia de pão integral contém fibras 3G, em seguida, 6 kcal seria disponibilizado após a fermentação bacteriana e absorção dos ácidos graxos resultantes.
3
Lembre-se de calcular as calorias de fibra separadamente dos outros carboidratos . Subtrair gramas de fibra de carboidratos totais para o cálculo de rendimento calórico de carboidratos de fácil digestão , como açúcares ou amidos. Por exemplo, se um cereal contém carboidratos 15g por porção , e 5 são fibras, então você só contar o 10g como a porção digerível. Você pode então adicionar os dois valores (calorias de fibras e calorias de amido ) para determinar quantidade total de calorias fornecidas pelo componente de carboidratos dos alimentos . Neste caso, este valor corresponderia a 50 kcal .