O cogumelo morel comum é altamente incomum no sentido de que ele tem evoluído muito recentemente de uma levedura que ele ainda tem de adquirir um maior grau de complexidade estrutural . Esta é considerada uma evolução extrema e ilustra como ocorrem mudanças rápidas . A fisiologia do cogumelo é caótica e misturados, e a morfologia ainda não é estável . Apesar de cogumelos comuns em algum momento se transformar em estruturas de balão estáveis com superfícies lisas em substrato artificial, as suas estruturas em habitats naturais permanecem marcado com sulcos e poços , que diferem entre as regiões.
Ascósporos
o Morel comum produz ascósporos , o que significa que os esporos do cogumelo estão localizadas no interior do tecido e são impulsionadas para fora com uma força . Isto é o que cria a aparência esponjosa do cogumelo morel . No entanto, a textura não é esponjoso , mas oco , frágil e elástico. Ao contrário de outros cogumelos, as quebras de Morel comuns e se desfaz facilmente. Esta é uma outra inadequação decorrente de sua evolução recente. Cogumelos são muito frágeis e precisam ser manuseados com cuidado.
Má adaptação do solo
Desde o morel comum é a contraparte fisiológica de leveduras , não é bem adaptado às condições do solo como outros cogumelos. Isso contribui para a sua fragilidade ambiental geral e propriedades divulgação pobres. O problema da divulgação , juntamente com a evolução rápida , levou às grandes diferenças na aparência do morel comum de região para região . Na verdade, há tantos tipos diferentes de aparições do morel comum que mantém a sua questão de nomenclatura em um estado de confusão perpétua . A forma mais comum é a cilíndrica e cone . Os cogumelos em forma de lápis estão entre os tipos mais raros .