A OMS ea Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) estão preocupados que a transferência de genes de uma planta comumente alergênicos ( por exemplo , amendoim ) para outra planta vai apresentar efeitos alérgicos do planta receptora . Até o momento , a OMS não reconheceu tal ocorrência .
Gene Transferência
OMS e FAO sugerem que , embora a probabilidade é baixa, as propriedades resistentes aos antibióticos de alguns OGM poderá transferir para o sistema digestivo humano , deixando as pessoas sem a proteção de antibióticos.
Outcrossing
Este é o " cruzamento " entre culturas geneticamente modificadas para aqueles que não são modificados , ou para as plantas em estado selvagem. OMS informa que isso já aconteceu , entre fazendas de milho. Assim, os riscos de saúde associados com OGM podem ir além de seus limites para afetar outras fontes de alimento .
Reconhecidas Riscos
Nem a OMS nem o FDA reconhece quaisquer incidentes de danos a humanos por OGM. OMS afirma que os OGM " passaram as avaliações de risco e não são susceptíveis de apresentar riscos para a saúde humana ", mas ainda recomenda que " os alimentos GM individuais e sua segurança deve ser avaliada caso a caso. "
"Food , Inc."
O documentário 2008 "Food , Inc." responsabilizado OGM para os animais não saudáveis, obesidade humana e um aumento no diabetes , ea propagação de estirpes virulentas de bactérias E. coli (por exemplo, no Jack- in-the -Box restaurantes em 1993 ), com as mortes resultantes em seres humanos. O documentário "Super Size Me " (2004) similarmente culpou OGM para a obesidade humana e maior incidência de diabetes entre crianças e tipo 2 diabetes do adulto .
Frankenfood
Professor Norman Borlaug do Texas a &M University , escreveu , em um prefácio para o livro de 2004 " a Frankenfood Mito ", que, dada a falta de provas , até agora, quanto aos riscos para a saúde de OGM , os riscos avaliados pelos detratores OGM são suposições " abertamente imprecisos " por " anti -business, anti-establishment agendas anti -globalização de alguns ativistas , ou pelo auto- interesse dos burocratas. "