O pólen de abelha pode realmente desencadear alergias em pessoas que são particularmente sensíveis , especialmente as alérgicas ao veneno de abelha e ambrósia . As reações podem incluir choque anafilático , uma reação alérgica com risco de vida em que a garganta pode inchar fechada. O pólen de abelha também pode desencadear reações alérgicas de asma em certos indivíduos , de acordo com o livro de nutricionista clínica Gale Maleskey , " Medicamentos da Natureza. " Tenha em mente que é sempre possível desenvolver uma alergia a alguma coisa , mesmo que não houve nenhuma reação alérgica prévia à substância ou sem história de qualquer tipo de alergia.
Dor e Fadiga
Maleskey escreve que a ingestão de pólen de abelha pode levar a dores de estômago , irritação da boca , diarréia, dor de cabeça, fadiga e mal-estar . Memorial Sloan -Kettering Cancer Center, observa que pelo menos um caso de uma reacção fototóxica ( uma forma aguda de fotossensibilidade , resultando em erupções cutâneas , inchaço e bolhas grandes ) ocorreu.
Contaminação
a Universidade do IFAS Extensão da Flórida observa que o potencial existe para pesticidas e contaminação por metais pesados no pólen de abelha. IFAS cita um artigo de 1984 por K. Benson , escrevendo em " O Speedy Bee ", que o pólen também pode conter pólen de outras plantas por meio de contaminação cruzada , peças de abelhas , insetos pequenos e " múmias e escalas de doenças das abelhas . " Traças de cera e ratos podem entrar em lojas de pólen também.
Fungos e bactérias
IFAS relata que o pólen armazenado pode abrigar bactérias e fungos que produzem toxinas , incluindo a aflatoxina , que pode levar a danos no fígado e, possivelmente, câncer de fígado.
não uma panacéia
um perigo secundária devido não tanto ao próprio pólen , mas para os usuários é o risco de depender demais de pólen de abelha para proteger ou curar , ignorando o conselho médico ou não cuidar de si mesmos. É tentador pensar que uma substância pouco é tudo que você precisa para curar uma doença de longa duração ou prevenir uma doença crônica , mas a evidência tem mostrado repetidamente que não há "balas mágicas ". Não pare de tomar medicamentos sem falar com o seu médico , e não assuma que você pode evitar práticas gerais de boa saúde simplesmente por comer pólen de abelha.