Embora as qualidades nutricionais do sal marinho são contestados , a sua superioridade no sabor e textura não são . Porque minerais , tais como cálcio e potássio são deixados no sal , que possuem sabor subtil . Existem muitas variedades para escolher , dando chefs maior controle sobre o sabor dos alimentos . Além disso , há diversas na textura . Alguns sais do mar são grandes e granular , enquanto outros estão bem. Isso pode dar sais de uma presença visível dentro de um prato.
Minerals
O sal de mesa é altamente processados para remover os minerais , dando-lhe um sabor padronizado ideal para produção em massa . No entanto , no processo , ele perde algum valor nutritivo . Processamento remove completamente o cálcio , um mineral essencial para a saúde dos ossos . O mesmo acontece com dezenas de outros minerais encontrados no sal do mar , mas não sal de mesa. Apesar disso , os baixos rendimentos destes minerais são de pouca importância dietética . Um quarto de uma colher de chá de sal marinho contém menos de 1 por cento de sua ingestão diária recomendada de cálcio.
Aditivos
O sal de mesa tem geralmente aditivos tais como iodeto de potássio , dextrose e silicato de cálcio . Embora o iodeto de potássio é adicionado para fins nutricionais --- iodo é um mineral essencial --- o silicato de cálcio é puramente estética ( impedindo a aglomeração ) , enquanto que a dextrose é usado para adoçar artificialmente o sal . Para os puristas , estes aditivos podem afetar a experiência de sal. O sal do mar é em grande parte não transformados e natural.