Toda energia vez sob a forma de alimentos sobe um nível na cadeia alimentar , conhecido como um nível trófico , é 1/10th o valor do nível anterior. Isso não é verdade para os produtos químicos na carne de organismos sendo consumidos. Quando um predador consome um organismo contaminado , ele recebe quase todo o contaminante químico armazenado em sua presa.
Chemicals persistentes
biomagnificação só ocorre quando organismos individuais morrer antes um contaminante pode ser dividido ou excretado . Produtos químicos como o mercúrio , o DDT e os seus derivado biológico DDE , lubrificantes PCB e outras moléculas orgânicas cloradas permanecem no seu estado químico fabricado , que é tóxico para muitos organismos em concentrações suficientemente elevadas . Muitos contaminantes persistentes ligam a determinados tipos de tecido , impedindo a sua excreção de um organismo. Por exemplo , a maioria dos pesticidas à base de cloro se ligam prontamente ao tecido adiposo e de metais pesados como o mercúrio são armazenados em tecido muscular . Mesmo depois de um produto químico é proibido de produção, ele pode permanecer no ambiente por décadas. Biomagnificação podem começar a ocorrer em níveis visíveis muito depois de um contaminante foi identificado como perigoso e removido da produção.
Ambientes de alto risco
O acúmulo de toxinas é especialmente proeminente nas cadeias alimentares com predadores de topo de longa duração e de organismos com alto teor de gordura corporal . Em ambientes do Ártico , os principais predadores como baleias e ursos polares têm uma vida relativamente longos , em comparação com a maioria de suas presas , e eles têm gordura corporal elevada para combater o frio extremo.
Toxicidade
Toxicidade só ocorre depois de biomagnificação aumentou a dose per- organismo. Em pequenas quantidades , muitos produtos químicos são tóxicos para os animais mais acima na cadeia alimentar. Mesmo o DDT notório pesticida é inofensivo para a maioria dos mamíferos , aves e peixes de grande porte médio a menos que ele é metabolizado em seu derivado DDE e biomagnified . Depois de alcançar concentrações suficientemente elevadas , contaminantes químicos interferir com os processos naturais . Por exemplo, as cascas de desbaste de ovos de águia foram causados por grandes quantidades de DDE que interferiram com casca de calcificação.
Saúde Humana
vez que os humanos estão no topo de um grande número de cadeias alimentares , os riscos de contaminantes biologicamente ampliadas são elevados. Felizmente, a capacidade de diversificar nossa dieta e escolher alimentos com baixos níveis de contaminação nos permite evitar muitas conseqüências negativas . Ambientes marinhos ver muitas vezes altos níveis de contaminação , por isso, se você gosta de comer peixe , tente comer peixes pequenos , de curta duração. Organismos baixos na cadeia alimentar peixe não vai ter acumulado tantas toxinas como grandes peixes como atum e peixe-espada. Lave sempre as frutas e legumes para remover pesticidas que podem estar nas peles, e fazer alguma pesquisa sobre onde a comida vem. O produto orgânico pode ser mais caro , mas também tem menos probabilidade de transmitir quaisquer contaminantes químicos para o consumidor.