Boas fontes de esteróis vegetais incluem óleos não refinados de legumes, feijão, grãos integrais e nozes . Máximas fontes são gérmen de trigo , óleo de sésamo , óleo de milho e óleo de canola , porque fitoesteróis são solúveis em óleo . Nos últimos anos, os fabricantes de alimentos começaram a enriquecer alimentos com fitoesteróis e fitostanóis por seu efeito redutor de colesterol . A variedade inclui margarinas, maioneses , molhos para saladas , iogurte , leite, leite de soja, suco de laranja e lanchonetes.
Feijão
O feijão é um subconjunto da família das leguminosas , plantas que produzem vagens. O teor médio de fitoesterol de feijão é de cerca de 125 mg por 100 g, ou cerca de um quarto da libra , do feijão. Esta concentração é cinco vezes maior do que a quantidade em frutas ou vegetais , mas menos da metade de óleos. No entanto, quando comparado servindo para servir , o feijão é mais ou menos igual aos óleos .
Soja
soja é semelhante à de outros grãos em seu teor de esteróis vegetais. No entanto , a soja contém mais óleo , de modo que os esteróis são extraídos e concentrados em óleo de soja , tornando-o equivalente a óleo de amendoim ou azeite .
Benefícios de saúde
Numerosos estudos têm comprovado que os esteróis vegetais reduzem o colesterol no sangue. A Organização para a Alimentação e Agricultura da Organização Mundial de Saúde recomenda agora de 2 a 3 g de fitoesteróis ou estanóis por dia , em doses divididas , para diminuir o colesterol no sangue. Estudos epidemiológicos de esteróis vegetais prevenção do câncer em humanos é menos conclusiva .
Mecanismo
Phytosterols combinar com resíduos de carboidratos no intestino para formar saponinas , um sabonete , no sentido químico da palavra . Estas saponinas em seguida, combinar com os ácidos biliares e colesterol liberados pelo fígado para digestão. O complexo saponina , sendo muito mal absorvido pelo intestino , devem ser eliminadas , levando consigo o colesterol e assim diminuir os níveis de colesterol no sangue.