Carboidratos em alimentos são responsáveis pela maior parte das calorias em nossa dieta . A glicose é um tipo de hidrato de carbono chamado um monossacárido ou um único ( " mono - " ) de açúcar . Os monossacarídeos podem ser unidas para formar dissacarídeos ( ou " di - ") açúcares duplas. O açúcar de mesa comum você polvilhe em seu cereal matinal ou mexer em seu café é um dissacarídeo , a sacarose, composta de glicose e frutose.
Embora os carboidratos são encontrados em alimentos naturalmente , eles também podem ser adicionados aos alimentos e bebidas pela indústria para adoçar produtos como refrigerantes em lata . O xarope de glicose que é usado para essa finalidade vem de amido de milho.
Processo
O xarope de glucose utilizado como adoçante vem do amido de milho. Amido é um polissacarídeo em que muitos ( " poli- " ) monossacarídeos estão ligados entre si em uma cadeia. Uma reação química chamada de " hidrólise " usa a água ( " hidro- ") para quebrar o amido de milho em glicose. Adoçantes feitas a partir de amido de milho são chamados de xaropes de milho .
Tipos
Há dois tipos de xarope de milho utilizados pela indústria de alimentos e bebidas como adoçantes , glicose xaropes e xaropes de milho de alta frutose. A dextrose xarope de glicose é freqüentemente usado como adoçante como , mas a glicose também é importante para a indústria de alimentos e bebidas , pois é usado para fazer de alta frutose xarope de milho. Frutose , como a glicose , é um monossacárido . Para fazer de alta frutose xarope de milho, glicose é convertida em frutose e glicose e frutose são então misturados .
Significado
Porque frutose é o açúcar mais doce único , a quantidade de frutose em um adoçante determina a doçura . As empresas que produzem xaropes de milho medir sua doçura contra a doçura da sacarose (açúcar comum ), que , lembre-se , é uma mistura de glicose e frutose. Apesar do apelido de " alta frutose ", xaropes de milho , por vezes, na verdade, usar menos do que a frutose é encontrada em sacarose, embora eles também podem usar mais.
Crítica
Um lote de crítica tem sido dirigida contra o uso de xarope de milho de alta frutose pela indústria de alimentos e bebidas por causa de estudos que associam o alto consumo de bebidas açucaradas para a obesidade. No entanto , de acordo com Michelle Koroza em 1 de maio de 2005 artigo em Alimentos Produto Design por Elaine Knehr , os tipos de xaropes de milho de alta frutose que são mais comumente usados têm um nível de frutose de 42 ou 55 por cento. Koroza , um cientista de alimentos para a empresa Tate &Lyle , Decatur , Illinois, que produz adoçantes de milho , explica que em relação ao açúcar, um xarope de milho com um nível de frutose de 55 por cento tem 99 por cento de doçura. Em outras palavras , ele tem quase a mesma doçura como o açúcar .
Relevância
Claro que, se de alta frutose xarope de milho não é pior para a saúde do que o açúcar comum, que não torná-lo melhor . Às vezes, porém , tudo o que é desejado é um toque de doçura , junto com outras qualidades que fazem a comida atraente. Dextrose , que tem 67 por cento da doçura do açúcar , salsichas dá sua cor marrom e sabor doce.