À medida que envelhecemos , o nosso cérebro se torna mais suscetível a inflamações e oxidação , os processos que tornam mais fácil para os radicais livres para unir-se às células. Os danos causados por radicais livres podem afetar a memória . Os alimentos ricos em antioxidantes são conhecidos para diminuir os danos dos radicais livres e ajudam a proteger o cérebro. Frutas escuras , como açaí e mirtilos , bem como uvas vermelhas , laranjas , abacates, maçãs vermelhas , ameixas , brócolis, pimentão vermelho , couve de bruxelas e espinafre , são exemplos de alimentos ricos em antioxidantes .
Omega- 3 ácidos gordos
Omega- 3 os ácidos gordos podem melhorar a atividade do cérebro e da memória. Eles são encontrados em peixes como o atum , arenque, salmão selvagem e cavala , bem como nas nozes , sementes de linhaça e azeite de oliva extra virgem. Estas "gorduras boas" ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis , que por sua vez auxilia a circulação e garante oxigênio suficiente atinge o cérebro . Como a maior parte da matéria cinzenta que compõe o cérebro, omega- 3 os ácidos gordos também desempenham um papel fundamental na função do nervo saudável e ajudam a manter a função das sinapses cerebrais.
Vitamina B Complex
complexo da vitamina B inclui tiamina ( vitamina B1) e cianocobalamina (vitamina B12) . Tiamina é encontrada em cereais integrais, feijões , nozes e vegetais enquanto a vitamina B12 é encontrada em carnes , ovos e produtos lácteos. A deficiência de vitamina B pode causar problemas neurológicos. Como afirmado em perda de memória on-line , a deficiência de tiamina grave pode levar à doença de Korsakoff , que causa graves distúrbios de memória , bem como desorientação e alucinações. A falta de vitamina B12 pode levar a danos no neurónio , com os sintomas relatados , incluindo a demência . É importante garantir que você está recebendo a quantidade correta de vitaminas do complexo B e só tomar suplementos se recomendado por um médico, pois doses excessivas dessas vitaminas pode causar danos ao sistema nervoso .
Importância da dieta equilibrada
é importante comer uma dieta equilibrada , por muitas razões . Um destes é evitar a perda de memória . Uma dieta equilibrada ajuda a equilibrar actividade nos lobos temporais do cérebro , que são associados com a memória . Além disso, é aconselhável evitar a alta de carboidratos ou refeições elevados de açúcar ou alimentos ricos em gorduras saturadas e ácidos gordos trans , como frituras ou processados. As pessoas que comem dietas ricas em gorduras saturadas e ácidos graxos trans pode mostrar sinais de demência mais cedo do que as pessoas que comem dietas balanceadas , que incluem proteínas, hidratos de carbono complexos e ômega- 3 ácidos graxos.
Dieta e doença de Alzheimer
Pesquisas sugerem cada vez mais a dieta pode ser um fator importante na prevenção da doença de Alzheimer. As causas exactas da doença não são conhecidos , no entanto, de placa amilóide , uma substância que pode acumular-se no cérebro , é conhecida por desempenhar um papel fundamental . Conforme relatado pela MSNBC, um estudo liderado pelo Dr. Carl Cotman , diretor do Instituto de Envelhecimento Cerebral e Demência da Universidade da Califórnia, Irvine , descobriu que os cães mais velhos alimentados com uma dieta rica em antioxidantes ao longo de vários anos foram capazes de executar tarefas de - e aprender novos truques --- melhor do que caninos alimentados normalmente. Exames de ressonância magnética revelou alterações estruturais nos cérebros dos cães na dieta antioxidante , nomeadamente uma diminuição do acúmulo de placa amilóide .