Lipídeos são hidrofóbicos , o que significa que eles se repelem água ou não se dissolvem na água. A cauda de todas as moléculas lipídicas é hidrofóbico , enquanto a cabeça de algumas moléculas de lipídios , como fosfolipídios e ácidos graxos , é hidrofílica , ou água amorosa. Porque esses lipídios tem duas extremidades opostas com polaridade diferente, eles são não- polar, enquanto a água é polar. Isso explica por que, quando um óleo ou gordura é adicionado à água , não se mistura e você pode ver claramente as diferentes soluções .
Energia
Muitos tipos de lipídios , tais como óleos , gorduras saturadas e outros, são encontradas em alimentos . Cada grama comido fornece nove calorias de energia para o corpo humano. A ingestão de lipídios mais do que necessários ao organismo , especialmente gorduras saturadas e hidrogenadas, pode resultar em armazenamento de gordura e causar problemas de saúde como colesterol alto
Compostos Orgânicos
.
Todos os lipídios são compostos orgânicos , o que significa que todos eles contêm carbono em sua composição química. A estrutura e ligação química dos átomos de carbono difere entre os diferentes tipos de moléculas de lípidos , o que confere uma propriedade de cada lípido ligeiramente diferente . Por exemplo , as gorduras que têm muitas ligações de hidrogênio , chamadas gorduras hidrogenadas , muitas vezes são sólidas à temperatura ambiente , enquanto as gorduras com mais ligações duplas entre os carbonos e menos ligações de hidrogênio são muitas vezes líquido à temperatura ambiente .