carnes de animais , como carne bovina , frango , carne de porco e frutos do mar contêm quantidades significativas de purinas e ácido úrico. As carnes vermelhas contêm mais do que aves e presunto. No entanto , aves e presunto ainda contêm o suficiente para causar inflamação em quem sofre de gota e devem ser consumidos com moderação. Bacon deve ser evitado , pois contém níveis muito elevados de purinas , devido à forma como é processado. Carnes de órgãos como rins , fígado, cérebro e pâncreas conter a maior quantidade de purinas em 1.000 mg ou mais por 3,5 onças. servir. Sardinha, arenque , cavala e mexilhões são mariscos que contêm quantidades semelhantes de purinas.
Álcool e levedura
Os alimentos que contêm grandes quantidades de levedura também contêm grandes quantidades de purinas . Mesmo que a maioria dos pães que consomem contêm levedura , que não contêm o suficiente para alterar os níveis de ácido úrico no sangue e não têm de ser evitados . O ácido úrico é encontrado naturalmente em álcool, e algumas bebidas alcoólicas, como cerveja conter fermento. Isso significa que o álcool deve ser evitado por pessoas com problemas renais ou gota.
Hortaliças e Legumes
Certos verduras e legumes contêm quantidades significativas de purinas , mas não são tão prejudicial quanto purinas encontradas em carnes , peixe e levedura. Legumes que contêm 5 a 100 mg de purinas por 3,5 onças servindo incluem aspargos, couve-flor e espinafre. Legumes que contêm essa quantidade de purinas incluem feijão, feijão -de-lima , feijão branco , lentilha e ervilha .
Cozinhar os legumes parece ter pouco efeito sobre a quantidade de purinas. Por isso, quem sofre de gota pode comer essas verduras e legumes cozidos ou crus , desde que ele está na moderação. Aqueles que não têm histórico de problemas renais não devem se preocupar com a quantidade desses verduras e legumes que consomem porque purinas à base de plantas não influenciam os níveis de ácido úrico no organismo , tanto quanto purinas à base de carne fazer.