O pâncreas de diabéticos tipo um perdeu a capacidade de produzir insulina . Isso explica a necessidade vital de uma ingestão regular de insulina para manter os níveis de açúcar no sangue de diabéticos sob controle. Diabéticos têm doses precisas de insulina a tomar, muitas vezes na hora das refeições . A dose mais elevada do que o normal de insulina pode causar níveis de açúcar no sangue a cair drasticamente , mesmo após uma refeição. No caso de pessoas não-diabéticas , baixa de açúcar no sangue após uma refeição pode indicar um pâncreas hiperativo , o que caracteriza uma condição chamada hiperinsulinemia , de acordo com o colesterol do Jewish Hospital e Metabolismo Center.
Falta de Carboidratos
diferentes alimentos variam muito em seu conteúdo de carboidratos. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos , bananas , por exemplo, têm aproximadamente o dobro de carboidratos como melões, enquanto que o arroz pode ter seis vezes mais carboidratos do que abóboras. Uma refeição equilibrada deve incluir uma fonte de hidratos de carbono , abundante em batatas , pão, massas, arroz e feijão , entre outros alimentos. Uma pessoa em uma dieta pobre em carboidratos pode experimentar níveis baixos de açúcar no sangue , mesmo logo após uma refeição.
Tumor no pâncreas
Se uma pessoa com insulina normal tem baixo nível de açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos , isto pode ser uma indicação de um tumor no pâncreas , informa o site NetDoctor . Câncer da parte produtoras de insulina do pâncreas é geralmente benigna , o que significa que ele não cresce de forma agressiva ou se espalhar para outras partes do corpo.