Estudos feitos nas propriedades contraceptivas de estévia foram desencadeadas por rumores persistentes de que as mulheres indígenas da América do Sul estavam usando a erva como um contraceptivo. Na revista online Science ( vol. 162 , Nov 1968) , foi publicado um estudo que encontrou stevia rebaudiana diminuição da fertilidade em ratas , e continuou a fazê-lo por cerca de dois meses depois de ter sido interrompido. Em oposição direta , um estudo mais recente publicado no Jornal de Endocrinologia e Reprodução (Vol. 12, 2008 ) concluiu que stevia rebaudiana não teve efeitos adversos sobre a fertilidade de ratos fêmeas adultas. Qualquer que seja o estudo acaba por ser correta, a verdadeira questão é se esta informação se traduz em seres humanos. Alguns pesquisadores apontam que, se stevia tinha propriedades contraceptivas , em seguida, a população nativa do Brasil e do Paraguai certamente seriam afetados, o que não é o caso .
Reprodutivos Efeitos
Junto com a conclusão de que a stevia diminui a fertilidade em ratas , alguns estudos descobriram que ela também afeta o sistema reprodutivo de ratos machos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology (Vol 67 , Nov 1999) descobriram que a administração de extrato de estévia diminuição dos níveis de testosterona enquanto reduz a concentração de espermatozóides . Para cada estudo que afirma tal, há uma outra que produz os resultados opostos. Um estudo feito por pesquisadores do Centro de Pesquisa de Primatas da Universidade de Chulalongkorn , em Bangkok , Tailândia estudou não apenas o efeito de altas doses de esteviosídeo em um grupo de hamsters , mas duas gerações subseqüentes. Eles descobriram que a saúde , acasalamento e fertilidade não foram afectadas em tudo , em qualquer uma das gerações , mesmo com uma dosagem de 2500 mg /kg. A dose diária recomendada para humanos é de 2 mg /kg .
Toxicidade dos Rins
Como qualquer outro perigo associado a stevia, toxicidade dos rins é ambos apoiados e não suportado. Algumas fontes dizem que grandes quantidades de stevia pode danificar os rins , especialmente se for utilizado durante um longo período de tempo . Mais recentemente , estudos têm demonstrado que o uso a longo prazo de esteviosida tem numerosos benefícios para a saúde , um dos quais é melhorada a função renal . A única coisa que os pesquisadores concordam é que mais pesquisas e informações são necessárias para compreender plenamente o efeito da erva em seres humanos.
Hipoglicemia ou hipotensão
Brasil e Paraguai, stevia erva é utilizada para o tratamento de doenças e perturbações, tais como hipoglicemia , hipotensão , obesidade , hipertensão , depressão e fadiga . Por isso, é interessante que nos Estados Unidos alguns nutricionistas estão aconselhando contra o tratamento de hipoglicemia com stevia, citando os possíveis perigos da erva . No caso de estévia e hipotensão , existe uma quantidade significativa de dados dizendo que estévia diminui a pressão sanguínea e , como tal, pode afectar negativamente a hipotensão , o que é uma condição potencialmente fatal . Os profissionais de saúde sugerem exercer extrema cautela com a erva , se você tem hipotensão ou sintomas da doença.
Câncer
Havia mais estudos feitos sobre a erva que sugeria esteviosida poderia potencialmente causar a mutação do ADN humano , fazendo assim com que o cancro . Devido a esses estudos , esteviosídeo foi rotulado como um agente cancerígeno e mutagênico ( agente causador de câncer ) , e não foi até uma revisão desses estudos mais de 20 anos depois que foi constatado que 14 das 16 tinham concluído que não havia não apresentou efeitos nocivos do esteviosídeo . Alguns estudos também foram questionados quanto à validade de suas reivindicações , porque eles foram patrocinados por empresas que produzem o adoçante artificial aspartame .