Segundo o "The Magic of Chia : Renascimento de uma maravilha antiga Food" , os astecas , maias e os nativos americanos valorizaram a semente de chia por suas propriedades medicinais há séculos e é usado para prevenir e gerir muitas doenças físicas . Para tratar resfriados e dores de garganta , os nativos americanos embebido sementes de chia na água durante a noite e , em seguida, bebeu o produto resultante. Eles usaram óleo prensado das sementes para acalmar a pele irritada e era comum para as mulheres a comer sementes de chia extras para aliviar a tensão pré-menstrual e do parto. Hoje, os cientistas atribuem propriedades curativas da semente de chia à sua riqueza em nutrientes essenciais.
Abaixar o colesterol
uma onça servindo de sementes secas de chia contém 137 calorias , 9 g de gordura , 4 g de proteína e 12 g de hidratos de carbono , dos quais é 11g de fibra dietética . O teor de gordura é principalmente gorduras poliinsaturadas saudável para o coração , que contêm gorduras essenciais, como ômega-3 e ômega-6. O corpo não pode produzir essas gorduras em si e devem ser obtidos a partir da dieta. As gorduras poliinsaturadas em sementes de chia pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue e manter sua saúde saudável, de acordo com a American Heart Association.
Doença cardíaca
a Universidade de Maryland Medical Center ( UMMC ) aconselha que a ingestão de uma dieta baixa em gordura saturada , mas rico em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas (incluindo omega- 3 os ácidos gordos ) é uma das melhores formas de prevenir doenças cardíacas. O ácido ômega -3 ácidos graxos eicosapentaenóico ( EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) ajudar a reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas. Além disso, UMMC relata que estudos populacionais sugerem que o consumo de quantidades adequadas de ômega- 3 os ácidos gordos podem ajudar a proteger contra o derrame.
Benefícios cérebro
O DHA em ômega -3 ácidos gordos é um componente estrutural principal da matéria cinzenta do cérebro e , por conseguinte, desempenha um papel importante . Scheer afirma que o DHA pode ajudar a proteger as células cerebrais dos radicais livres ( agentes formadores de câncer) . É também estimula o sistema imunológico e ajuda a manter o funcionamento normal do cérebro . Além disso , o DHA pode ajudar a defender o cérebro contra a doença de Alzheimer.