conservantes são comumente adicionados aos alimentos, como itens de padaria , queijos, margarinas , molhos e frutas secas para dar-lhes uma vida útil mais longa, melhorar a sua aparência , e preservar as características naturais. Além de alimentos cultivados em um jardim em casa , quase todos os alimentos e produtos alimentares contêm algum tipo de conservante. Os baixos níveis de conservantes de alimentos utilizados nos produtos alimentares são considerados seguros para o consumo humano em muitos países . Mas, há muito debate sobre a segurança ea qualidade de alguns artificiais.
Conservantes naturais
Alguns conservantes naturais incluem sal, vinagre e açúcar. Com moderação , todos são seguros para o consumo. Açúcar e sal ajudar significativamente o crescimento bacteriano menor nos alimentos. Sal continua a ser amplamente utilizado para a preservação de peixes e carnes , enquanto o açúcar é usado regularmente para preservar frutas enlatadas e outros doces . Vinagre é usado para picles , ou preservar , alimentos como pepinos.
Artificiais Conservantes
Mais de 80 substâncias diferentes , são actualmente autorizados para uso como conservantes e alguns destes conservantes químicos incluem nitritos, sulfitos e benzoatos , eles são considerados mais eficazes e fiáveis do que conservantes naturais, mas alguns, como os nitritos , pode estar ligada a certos tipos de câncer .
conservantes prejudiciais
alguns conservantes são considerados seguros somente quando consumidos dentro dos limites prescritos pela FDA, e são conhecidos por desencadear alergias e outros problemas de saúde em alguns indivíduos. Benzoato, um conservante químico encontrado em alguns sucos de frutas, chás e cafés , é proibido na Rússia devido a alergias , erupções cutâneas e asma que lhe é atribuída . Butylates usados em alguns óleos manteiga, margarina e vegetais pode contribuir para a pressão arterial elevada e colesterol. Corante de caramelo , um dos mais comuns de todos os conservantes , é encontrado em alimentos que vão de refrigerantes para pizzas congeladas . Tem sido relacionada com a deficiência de vitamina B6 , desordens genéticas e mesmo cancro . Alguns outros conservantes de alimentos potencialmente prejudiciais incluem bromatos , cafeína, glutamatos , sulfitos e taninos.