A pressão sanguínea é monitorizada por células sensoriais chamados barorreceptores localizados dentro do revestimento dos vasos sanguíneos . Estas células sinal para a secreção de renina pelos rins em resposta à pressão arterial baixa para aumentar o volume de sangue
sódio
concentração de íons de sódio . No néfron é um indicador do volume de sangue . A queda no resultado de concentração de íons em uma queda subsequente do volume de sangue por osmose . Este processo é acompanhado por um grupo de células do túbulo distal chamada mácula densa , o que sinaliza a liberação de renina no rim para aumentar o volume de sangue e restaurar a pressão arterial.
Nervoso Simpático sistema
o sistema nervoso simpático é parte do mecanismo de luta ou fuga do sistema nervoso autônomo. Em tempos de estresse, o sistema nervoso simpático prepara o corpo para a resposta por inervação uma variedade de tecidos em todo o corpo , incluindo o aumento da freqüência cardíaca, dilatação das pupilas e aumento da pressão arterial . Este aumento da pressão arterial é realizada por sinalizando a liberação de renina nos rins.
Função da renina no RAS
Depois renina é liberada a partir do rim , ele quebra do angiotensinogênio em angiotensina I. Este péptido é então subdividida em angiotensina II , o qual actua como um vasoconstritor estreitamento dos vasos sanguíneos . Além disso , a angiotensina II sinaliza a liberação da aldosterona , causando um aumento da reabsorção de sódio e água , aumentando assim o volume de sangue .