nanopartículas de prata demonstrar propriedades antibacterianas no laboratório quando sintetizado na zeólita (a cristalina, silicato de alumínio poroso ) estrutura. As partículas de prata são eficazes para matar as bactérias de gram -negativas ( E. coli e Shigella dysentrie ) e gram -positivas ( Staphylococcus aureus e Staphylococcus aureus MRSA ou resistentes à meticilina ) , quando aplicadas a variedades cultivadas ágares . Estas propriedades são particularmente úteis em aplicações biomédicas .
Antiviral
nanopartículas de prata revestida com polivinilpirrolidona ( AGNPS revestidos por PVP) têm sido utilizadas em nonctyotoxic ( não prejudicial para as células) concentrações de matar e impedir a propagação do vírus HIV-1 e outros vírus . A sua aplicação foi bem sucedida quando adicionado ao tópico, gel nonspermicidal . A prata fortificada gel tópico utilizado como um pré-tratamento para a área do colo do útero durante um minuto vai impedir a transmissão imediata do vírus HIV e , se pré-tratados durante 20 minutos, o efeito irá durar 48 horas.
antifúngica
nanopartículas de prata têm sido utilizados para a pesquisa sobre os ataques de fungos nas árvores de carvalho coreanos. Nanopartículas de prata provou ter propriedades antifúngicas , inibindo o crescimento do fungo Raffaelea sp . em graus de correlação directa com os níveis de dosagem . Quando observado sob um microscópio, as nanopartículas de prata são encontrados para ser prejudicial para hifas fúngicas ( estruturas responsáveis pelo crescimento ramificação) e germinação de conídios (produção de esporos ) .
Prata Suplementos colóides
colóides de prata são vendidos como suplementos , mas a falta de evidências científicas significativas apoiando as reivindicações benéficos à saúde que são comercializados sob . Existe evidência indicando que a utilização de colóides de prata em over-the -counter forma de suplemento pode resultar em níveis tóxicos de prata no corpo ao longo do tempo . Alguns sintomas associados à toxicidade de prata estão envelhecendo da pele, irritação da pele e , em casos graves, danos nos rins e convulsões.