De acordo com o site westonaprice.org " A dieta mediterrânea é caracterizada por alimentos vegetais abundantes , frutas frescas como a sobremesa diária típica , azeite de oliva como principal fonte de gordura, produtos lácteos ( principalmente queijo e iogurte) e peixes e aves consumidos em baixa a são consumidos semanalmente quantidades moderadas. Zero a quatro ovos, carne vermelha é consumido em pequenas quantidades e vinho consumidos em quantidades pequenas a moderadas , normalmente com as refeições. "
A percentagem de gordura na dieta esta se situe entre 25 por cento e 35 por cento . Porque ele é pobre em gorduras saturadas , doces e carne vermelha, a dieta mediterrânea é dito ser mais saudável, especialmente para o coração.
Papel tradicional do Diário
Enquanto a dieta mediterrânea não é famosa por incluindo produtos lácteos, a pirâmide alimentar criado por Oldways Preservação e Trust - uma organização dos EUA dedicada a promover padrões alimentares tradicionais e uma alimentação saudável - afirma que as porções diárias de leite recomendados na dieta mediterrânea são quase os mesmos como os de pirâmide alimentar do USDA . Mas as duas porções mencionadas na pirâmide Oldways significa iogurte ou queijo derivado de cabra ou leite de ovelha , enquanto que as duas a três porções da pirâmide USDA significa leite integral e queijo de vaca .
É discutível se a fonte das porções de leite faz a diferença. De acordo com um estudo feito pela Harvard School of Public Research publicado em Junho de 2009, " O alto consumo de peixes e cereais e uma fuga de produtos lácteos na dieta mediterrânea parecia ter pouco a ver com os benefícios da dieta em geral. " Parece que outros fatores são mais importantes, tais como a falta de alimentos processados e quantidades elevadas de açúcar .
Verdadeiro papel do diário
A dieta mediterrânea de hoje é muito diferente do que se originou com escassa Dr. Ancel Keys nos anos 50 . Alguns mediterrâneos comer muito queijo . Rosemary Barron , que dirigia uma escola de culinária em Creta entre 1980 e 1984 ", estima que os cretenses , provavelmente, comer vários quilos de queijo por semana , oferecendo cerca de 600 calorias de gordura por dia, ou 25 por cento das calorias em uma dieta de 2.400 calorias , apenas a partir de queijo sozinho ". Além disso , os italianos produzem parmesão e gorgonzola , que não são queijos com baixo teor de gordura . Além do mais, queijo italiano enfeita mais do que pizza estes dias. Ele é usado em turnovers , pratos de legumes , saladas e sanduíches . A favorita é mussarela, corte em quadrados , mergulhado em massa e frito .