casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | master Cleanse

Uma bolsa de diálise é preenchida com água destilada e depois colocada em uma solução de sacarose?

O nível de água dentro da bolsa de diálise diminuirá à medida que as moléculas de sacarose na solução exercem pressão osmótica, fazendo com que as moléculas de água se movam da bolsa para a solução na tentativa de equalizar a concentração em ambos os lados da membrana.

O movimento das moléculas de água através de uma membrana seletivamente permeável é denominado osmose. A osmose ocorre quando há uma diferença na concentração de partículas de soluto em ambos os lados da membrana. As moléculas de água movem-se de uma área de baixa concentração de soluto (alta concentração de água) para uma área de alta concentração de soluto (baixa concentração de água) na tentativa de equalizar a concentração em ambos os lados da membrana.

Neste caso, a água destilada dentro da bolsa de diálise tem uma concentração de soluto menor do que a solução de sacarose fora da bolsa. Portanto, as moléculas de água passarão da bolsa de diálise para a solução de sacarose por osmose. Isto fará com que o nível de água dentro da bolsa de diálise diminua.

A taxa de osmose depende de vários fatores, incluindo o gradiente de concentração das partículas de soluto, a temperatura e a permeabilidade da membrana. Neste caso, o gradiente de concentração é a diferença na concentração de moléculas de sacarose entre a bolsa de diálise e a solução de sacarose. A temperatura é considerada constante. A permeabilidade da membrana às moléculas de água também é considerada constante.

Portanto, a taxa de osmose será proporcional ao gradiente de concentração das moléculas de sacarose. Quanto maior o gradiente de concentração, mais rápido a água se moverá da bolsa de diálise para a solução de sacarose.