casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | master Cleanse

A proteína do glúten que causa a doença celíaca pode ser quebrada por produtos químicos ou pelo calor?

Decomposição química: Não. A proteína do glúten que causa a doença celíaca, conhecida como gliadina, é resistente à degradação química. Não é facilmente decomposto pelos ácidos estomacais ou enzimas digestivas, razão pela qual pode passar pelo intestino delgado e atingir as partes inferiores do sistema digestivo, onde pode causar inflamação e danos ao revestimento intestinal.

Detalhamento térmico: Sim. Embora a gliadina seja resistente à degradação química, é suscetível ao calor. Aquecer alimentos que contenham glúten a uma temperatura suficientemente elevada pode desnaturar a proteína gliadina, tornando-a inofensiva para indivíduos com doença celíaca. Os métodos de cozimento que envolvem fogo alto, como ferver, assar ou fritar, são eficazes na decomposição do glúten e na tornar os alimentos seguros para consumo por pessoas com doença celíaca. No entanto, é importante notar que a temperatura e a duração do aquecimento devem ser cuidadosamente controladas para garantir a desnaturação completa da proteína gliadina.

É importante que as pessoas com doença celíaca sigam uma dieta rigorosa sem glúten, evitando alimentos que contenham glúten ou que possam ter entrado em contacto com o glúten durante a produção ou preparação, independentemente do método de cozedura. Isto inclui não apenas evitar alimentos que contenham trigo, cevada e centeio, mas também ser cauteloso com outros grãos e ingredientes que possam conter fontes ocultas de glúten.