casa | | Informação em Saúde > | Dieta Nutrição | Alimentação Saudável
Por que estou sempre com fome?
1. Não comer proteína suficiente. A proteína é um nutriente saciante que ajuda você a se sentir saciado e satisfeito depois de comer. Se você não está ingerindo proteína suficiente, é mais provável que você coma alimentos não saudáveis e coma demais na hora das refeições. Procure obter pelo menos 20-30 gramas de proteína por refeição.
2. Desidratação. Às vezes, quando você pensa que está com fome, na verdade está apenas com sede. A sede pode imitar a sensação de fome, por isso é importante beber bastante água ao longo do dia para se manter hidratado. Apontar para 8 a 10 copos de água por dia.
3. Privação de sono. Quando você está privado de sono, seu corpo produz mais hormônio grelina, que estimula a fome. Isso pode fazer você sentir mais fome do que se estivesse bem descansado. Procure dormir de 7 a 8 horas por noite.
4. Estresse. O estresse pode levar a comer demais, pois pode fazer com que o corpo libere o hormônio do estresse cortisol, que pode aumentar o apetite. Encontre maneiras saudáveis de controlar o estresse, como exercícios, ioga ou meditação.
5. Certas condições médicas. Algumas condições médicas, como diabetes, problemas de tireoide e síndrome de Cushing, podem causar aumento da fome. Se você estiver experimentando ganho de peso inexplicável ou aumento da fome, é importante consultar seu médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes.
6. Medicamentos. Alguns medicamentos, como esteróides, antidepressivos e pílulas anticoncepcionais, podem causar aumento da fome como efeito colateral. Se você estiver tomando medicamentos que parecem aumentar seu apetite, converse com seu médico sobre isso.
7. Falta de atividade física. O exercício ajuda a aumentar o metabolismo e a queimar calorias, o que pode ajudar a reduzir a fome. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios de intensidade moderada na maioria dos dias da semana.
8. Pular refeições. Pular refeições pode levar a comer demais mais tarde, pois pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam e provoquem dores de fome. Comer refeições e lanches regulares pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e mantê-lo satisfeito.
9. Escolhas alimentares não saudáveis. Alimentos processados, bebidas açucaradas e outros alimentos não saudáveis costumam ser pobres em nutrientes e ricos em calorias, o que pode fazer com que você sinta fome mesmo depois de comer. Faça escolhas saudáveis enchendo seu prato com muitas frutas, vegetais e grãos integrais.
10. Comer sem pensar. Comer distraído, como assistindo TV ou trabalhando, pode levar a comer demais, pois é menos provável que você preste atenção em quanto está comendo. Tente fazer as refeições com atenção, saboreando cada mordida e prestando atenção aos sinais de fome e saciedade.
Se você sente fome constantemente, é importante conversar com seu médico para descartar quaisquer condições médicas subjacentes. No entanto, ao fazer algumas mudanças simples na sua dieta e estilo de vida, muitas vezes você pode reduzir a fome e alcançar um peso saudável.