EDTA dissódico , também conhecido como edetato dissódico, é encontrado em cosméticos , alimentos e medicamentos . Nos cosméticos sua utilização principal é como um estabilizador . A sua capacidade para se ligar a iões metálicos , ou quelato , prolonga a vida de prateleira de vários cosméticos e produtos de cuidados pessoais . Uma classe diferente de EDTA dissódico é utilizado em bebidas , mas a função é a mesma . É também uma terapia alternativa popular . Teoria terapia de quelação é que Edta tomado por via oral ou intravenosa irá ligar a metais no corpo, de modo que eles serão expulsos com a urina . Há alegações de que a quelação pode tratar com sucesso artrite , esclerose múltipla e até mesmo câncer , mas a American Cancer Society não encontrou nenhuma evidência para isso.
Inosinato dissódico e guanilato dissódico
Esses aditivos aparecem nos alimentos para realçar o sabor dos alimentos pré- embalados e rápidos. Eles são muito semelhantes em que ambos os componentes são de nucleótidos que ocorrem naturalmente na carne e transportam informação para o cérebro . Usados em conjunto , muitas vezes substituir o glutamato monossódico em alimentos , o que reduz o teor global de sal e ampliação gosto. Ambos os aditivos são aprovados pelo FDA e comumente encontrados em sopas, molhos, carnes e pré-misturas de macarrão .
Dissódico Hydrogenn Fosfato
dissódico Fosfato tem muitos sinônimos , incluindo fosfato dissódico , dissódico e ortofosfato de DSP . É um pó branco cristalino e é sancionada pelo FDA para aparecer em produtos de queijo e sobremesas congeladas , cereais e massas. Ele melhora as características de alimento e é usado como um agente sinérgico antioxidante . Na Europa, ele aparece em rótulos como E339 . É também um agente anti corrosivo e de tamponamento em cosméticos .
Dissódico Balsalazide
Balsalazide dissódico é utilizado para aliviar a doença inflamatória intestinal e colite ulcerosa . Ela tem um efeito anti - inflamatório e , tomado por via oral , podem reduzir a dor e sangramento rectal . Ele é ativado pelas bactérias já presentes no cólon. Os efeitos colaterais incluem dores de cabeça, náuseas e vômitos, e que o tratamento não pode ser usada em pacientes com história de insuficiência renal.