Excessos por um curto período pode ter efeitos a longo prazo , de acordo com Dr. Torbjorn Lindstrom, um professor associado na Universidade de Linköping , da Suécia. Lindstrom e sua equipe estudaram os efeitos de um mês de consumo de fast-food em 18 saudáveis, do sexo masculino com peso normal e feminino voluntários. Durante o curso do estudo , os sujeitos foram colocados em uma dieta de alto teor calórico principalmente de fast food e disse para não se exercitar. Depois de apenas de mês de comer desta forma , o ganho médio de peso foi de 14 quilos de gordura .
Mudança na composição corporal
O mesmo estudo sueco sugere que mesmo um curto período de alimentação pouco saudável pode mudar a fisiologia do seu corpo de tal forma que o futuro controle de peso pode ser mais difícil . Enquanto os 18 homens e mulheres que ganharam peso durante o estudo acabou por regressar às suas normais pesos, saudáveis , suas composições corpo havia mudado. Um ano após a conclusão do estudo , eles ainda tinham uma maior percentagem de massa gorda de massa muscular, tornando o gerenciamento de peso mais difícil.
Vasos sanguíneos
Dr. Gary Plotnick , cardiologista da Universidade de Maryland Medical Center, estudou os efeitos imediatos do consumo de uma refeição rica em gordura nos vasos sanguíneos . De acordo com Plotnick , mesmo uma refeição rica em gorduras tem vários efeitos no sangue , incluindo aumento de gorduras chamadas triglicérides , endurecimento dos vasos sanguíneos e aumento de LDL , ou mau colesterol . " Fizemos um teste de olhar para a saúde de um vaso sanguíneo e que nós descobrimos é que de 3 a 5 horas após a refeição muito rica em gordura , a função do vaso sanguíneo se tornou anormal ", diz Dr. Plotnick . Para uma pessoa que já está sofrendo de doença cardíaca , este 3-5 período de uma hora pode aumentar o risco de um evento cardíaco , como um ataque cardíaco
fígado.
Um estudo sueco publicado no British Medical Association Journal " Gut ", sugere que comer muito fast food, mesmo no curto prazo, pode causar danos ao fígado. O estudo examinou os efeitos de mudanças de alanina aminotransferase , ou ALT . Uma elevada concentração de ALT no sangue é um indicador de doença hepática . Depois de apenas quatro semanas de refeições de fast food duas vezes por dia , as cobaias tinham desenvolvido uma maior concentração de ALT, indicativo de um fígado estressado.