casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | Dietas da moda

A dieta do tipo sanguíneo é respeitável ou charlatanismo?

A dieta do tipo sanguíneo é uma dieta pseudocientífica que afirma que as pessoas devem comer certos alimentos com base no seu tipo sanguíneo. Não há evidências científicas que apoiem as afirmações da dieta do tipo sanguíneo, e ela tem sido amplamente criticada por nutricionistas e outros especialistas em saúde.

A dieta do tipo sanguíneo foi criada por Peter D'Adamo, um médico naturopata, na década de 1990. D'Adamo afirma que pessoas de diferentes tipos sanguíneos têm sistemas digestivos e metabolismos diferentes e que, portanto, deveriam comer alimentos diferentes. Por exemplo, ele afirma que as pessoas com sangue tipo O devem seguir uma dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos, enquanto as pessoas com sangue tipo A devem seguir uma dieta vegetariana.

Não há evidências científicas que apoiem as afirmações feitas pela dieta do tipo sanguíneo. Estudos demonstraram que pessoas de diferentes tipos sanguíneos não têm sistemas digestivos ou metabolismos diferentes. Além disso, não há evidências de que comer alimentos baseados no seu tipo sanguíneo possa melhorar sua saúde ou ajudá-lo a perder peso.

A dieta do tipo sanguíneo é uma dieta da moda que não tem base científica. Não é recomendado por nutricionistas ou outros especialistas em saúde. Se você está interessado em perder peso ou melhorar sua saúde, existem muitas outras maneiras mais eficazes de fazer isso.