O uso do tabaco pode levar à dependência à nicotina. Como no caso de todos os vícios de drogas , a dependência da nicotina cria fortes desejos físicos e psicológicos para mais da droga . Usuários viciados também desenvolver uma tolerância para a droga . Eles exigem cada vez mais altas doses de nicotina para atingir os seus efeitos.
Câncer
O uso do tabaco eleva o risco de câncer de pulmão e câncer de garganta , laringe, boca , esôfago , colo do útero , bexiga, pele e boca. A fumaça do cigarro contém 19 substâncias cancerígenas diferentes que podem estimular o crescimento de células cancerosas que podem eventualmente revelar-se fatal.
Efeitos Cardiovasculares
Tabaco contrai os vasos sanguíneos e pode enfraquecer aorta, a principal artéria que atravessa o corpo. Ela aumenta o risco de doença vascular periférica, em que os vasos sanguíneos em sua extremidades tornam-se restrito , levando a dor e , potencialmente , gangrena ou morte.
Outras doenças pulmonares
Os fumantes podem desenvolver enfisema e bronquite crônica . O uso do tabaco agrava a asma e torna os pulmões mais propensos à infecção .
Outros efeitos colaterais
O uso do tabaco pode causar rugas prematuras e um odor desagradável da pele. Ela eleva significativamente o risco de acidente vascular cerebral. Substâncias químicas cancerígenas no fumo do tabaco pode alterar o DNA do usuário , dando origem a mutações genéticas. Úlceras pépticas e refluxo gastroesofágico podem surgir. Nos homens , o tabagismo pode causar disfunção erétil. Em mulheres grávidas, o tabagismo pode causar parto prematuro, baixo peso ao nascer, e outros danos pré-natal e neonatal.