casa | | Informação em Saúde > | Dieta Nutrição | Pills da dieta
Como é a vida diária com MG
A miastenia gravis (MG) é uma doença neuromuscular autoimune crônica que causa fraqueza nos músculos esqueléticos. Os sintomas da MG podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir fraqueza muscular, fadiga, dificuldade em engolir e pálpebras caídas.
Para as pessoas com MG, a vida diária pode ser desafiadora. Aqui estão algumas das coisas que as pessoas com MG podem enfrentar:
*
Dificuldade com atividades da vida diária (AVDs). A MG pode dificultar a realização de tarefas cotidianas, como levantar da cama, caminhar e comer.
*
Fadiga. Pessoas com MG geralmente apresentam fadiga, o que pode dificultar a concentração, o trabalho ou a ida à escola.
*
Fraqueza muscular. MG pode causar fraqueza nos músculos dos olhos, rosto, garganta, braços e pernas. Essa fraqueza pode dificultar a visão, a fala, a deglutição e os movimentos.
*
Dificuldade em respirar. A MG pode afetar os músculos que controlam a respiração, o que pode dificultar a respiração.
*
Visão dupla. A MG pode enfraquecer os músculos dos olhos, o que pode levar à visão dupla.
*
Pálpebras caídas. MG pode fazer com que as pálpebras caiam, o que pode dificultar a visão.
*
Dificuldade em engolir. A MG pode afetar os músculos que controlam a deglutição, o que pode dificultar a ingestão de alimentos e bebidas.
Apesar dos desafios que a MG pode apresentar, há muitas coisas que as pessoas com MG podem fazer para gerir a sua condição e viver uma vida plena e ativa. Estes incluem:
*
Tomar medicação. Existem vários medicamentos que podem ajudar a melhorar os sintomas da MG.
*
Fisioterapia. A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos afetados pela MG.
*
Terapia ocupacional. A terapia ocupacional pode ajudar as pessoas com MG a aprender como gerir os seus sintomas e realizar tarefas diárias.
*
Terapia da fala. A fonoaudiologia pode ajudar as pessoas com MG a melhorar a fala e a deglutição.
*
Grupos de apoio. Os grupos de apoio podem proporcionar às pessoas com MG um local para se conectarem com outras pessoas que vivem com a doença e partilharem as suas experiências.
Com tratamento e manejo adequados, a maioria das pessoas com MG consegue viver uma vida plena e ativa.