casa |  | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | Dietas para diabéticos

Por que as pessoas com diabetes são incentivadas a evitar muitos alimentos açucarados?

Pessoas com diagnóstico de diabetes geralmente recebem orientação para evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados (ricos em carboidratos). Esta recomendação decorre da relação entre a ingestão de açúcar e o impacto que tem nos níveis de glicose no sangue. Abaixo estão as principais razões pelas quais as pessoas com diabetes devem limitar a ingestão de alimentos açucarados:

Efeitos sobre a glicose no sangue:
Os alimentos açucarados são rapidamente decompostos em açúcares simples no sistema digestivo e entram rapidamente na corrente sanguínea, causando um aumento repentino nos níveis de glicose no sangue. Este aumento pode ser particularmente problemático para indivíduos com diabetes, uma vez que os seus corpos não produzem insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou não utilizam eficazmente a insulina produzida (diabetes tipo 2). Esta deficiência na ação adequada da insulina leva a dificuldades no transporte do excesso de açúcar do sangue para as células para produção de energia, resultando em níveis persistentemente elevados de açúcar no sangue.

Impacto da hemoglobina glicada (HbA1c):
A exposição prolongada a níveis elevados de açúcar no sangue pode causar danos cumulativos a vários órgãos e tecidos do corpo. Com o tempo, o excesso de moléculas de glicose tende a se ligar à hemoglobina, um componente proteico dentro dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio. Essa ligação forma uma substância conhecida como hemoglobina glicada ou HbA1c. Níveis mais elevados de HbA1c servem como uma indicação do controle médio de açúcar no sangue de um indivíduo nos últimos dois a três meses. Portanto, limitar a ingestão de alimentos açucarados pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e, em última análise, contribuir para manter uma HbA1c mais saudável, minimizando o risco de complicações a longo prazo associadas à diabetes.

Gerenciamento de peso:
Muitos alimentos açucarados costumam ser ricos em calorias, mas fornecem valor nutricional limitado. Dietas ricas em açúcares adicionados podem levar ao ganho de peso, exacerbando ainda mais a resistência à insulina e complicando o controle do diabetes. Manter um peso corporal saudável pode melhorar a função metabólica geral, o controle da glicemia e mitigar o risco de desenvolver outras condições associadas, como doenças cardiovasculares.

Deficiências nutricionais:
O consumo excessivo de alimentos açucarados às vezes pode prejudicar opções nutritivas. Substituir alimentos saudáveis ​​ricos em fibras, vitaminas essenciais e minerais por lanches açucarados pode resultar em deficiências nutricionais. Uma dieta bem equilibrada com adição limitada de açúcares garante uma ingestão suficiente dos nutrientes necessários, promovendo o bem-estar geral e reduzindo o risco de desenvolver complicações relacionadas com a diabetes.

É importante que os indivíduos com diabetes trabalhem em estreita colaboração com profissionais de saúde e nutricionistas registrados para criar um plano alimentar personalizado que se alinhe com seus objetivos de saúde, regime de medicação e níveis de atividade para gerenciar eficazmente seus níveis de glicose no sangue e saúde geral.