Primeiro usado em alimentos durante os anos 1960 , xilitol é aprovado pelo os EUA Food and Drug Administration e da Organização Mundial de Saúde . Consumir mais de 6 a 8 gramas de xilitol , seja na forma pura ou em um produto, pode causar inchaço , dor de gás e cãibras. Consumir mais de 40 gramas por dia pode causar diarréia grave. Bouts de diarréia pode continuar por várias horas após o consumo. Os efeitos colaterais negativos diminuem um pouco como o seu corpo se adapta à substância . Os diabéticos não devem consumir mais de 70 gramas por dia, como o aumento dos níveis de açúcar no sangue pode espelhar os efeitos do açúcar no corpo.
Reações alérgicas
em raras circunstâncias , as pessoas pode experimentar uma reação alérgica ao xilitol. Os sintomas podem incluir prurido, urticária, erupções cutâneas , chiado no peito, dificuldade em respirar e garganta ou boca inchaço. Gravidade varia de pessoa para pessoa . O xilitol é composta principalmente de bétulas , por isso, se você é alérgico a esta árvore , discutir o assunto com o seu médico antes de usar o xilitol.
Informações adicionais
há poucas pesquisas sobre os efeitos a longo prazo de xilitol e sua segurança geral. Por enquanto, xilitol em doses moderadas é considerada uma alternativa segura ao açúcar. No entanto , de acordo com RxList.com , existe a preocupação de que a ingestão de doses extremamente elevadas de xilitol por um longo período de tempo ( mais de 3 anos ) pode aumentar suas chances de desenvolver câncer. Esta não foi cientificamente confirmado. Não utilize produtos xilitol se estiver grávida ou amamentando; seus efeitos sobre o feto ou uma criança a amamentação não foram determinadas
.