casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | Toothaches
Como tirar dores de dente?
As dores de dente podem ser muito dolorosas e irritantes. Aqui estão alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar dores de dente:
1. Compressa Fria: Aplicar uma compressa fria (como uma bolsa de gelo enrolada em uma toalha) na parte externa da bochecha, perto do dente dolorido, pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor.
2. Enxágue com água salgada quente: Enxaguar a boca com água morna salgada pode ajudar a reduzir a inflamação e limpar a área ao redor do dente afetado. Misture meia colher de chá de sal em um copo de água morna e enxágue a boca por cerca de 30 segundos. Repita várias vezes ao longo do dia.
3. Alho: O alho tem propriedades antibacterianas naturais e analgésicas. Esmague um dente de alho e aplique diretamente no dente dolorido. Você também pode misturar alho amassado com um pouco de sal e aplicar na área afetada.
4. Óleo de cravo: O óleo de cravo tem propriedades anti-sépticas e analgésicas que podem ajudar a aliviar a dor de dente. Aplique algumas gotas de óleo de cravo em uma bola de algodão e coloque-a no dente afetado. Tenha cuidado para não engolir o óleo, pois pode ser tóxico se ingerido.
5. Extrato de hortelã-pimenta: A hortelã-pimenta tem um efeito refrescante que pode ajudar a aliviar a dor de dente. Aplique algumas gotas de extrato de hortelã-pimenta em uma bola de algodão e segure-a contra o dente dolorido.
6. Analgésicos de venda livre: Se a dor for intensa, você pode tomar analgésicos de venda livre, como ibuprofeno (Advil) ou paracetamol (Tylenol), para reduzir a dor e a inflamação. Certifique-se de seguir as instruções de dosagem recomendadas na embalagem.
7. Evitando certos alimentos e bebidas: Evite alimentos e bebidas que possam piorar a dor, como alimentos quentes ou frios, alimentos doces ou bebidas alcoólicas.
*Observe que esses remédios caseiros não substituem o tratamento odontológico profissional. Se você tiver uma dor de dente intensa ou suspeitar que há um problema dentário subjacente, é importante consultar um dentista o mais rápido possível para avaliação e tratamento adequados.*